Aliados do ex-governador Beto Richa (PSDB), a governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) e o deputado estadual e candidato ao governo, Ratinho Júnior (PSD), evitaram defender o tucano, preso ontem pelo Gaeco. Em notas e declarações à imprensa, se limitaram a defender as investigações. “Cada um tem que responder pelos seus atos”, disse Cida, que assumiu o governo em abril, após a renúncia de Richa para disputar o Senado. O ex-governador é candidato a senador na chapa da governadora. “Eu estou tranquila, em paz, fazendo o meu trabalho. Cuidando do estado e também como candidata levando a minha mensagem à população do Paraná”, afirmou ela. 

“O ocupante de cargo público tem que ser responsabilizado por seus atos. Quem fez coisa errada tem que ser punido. A Justiça está atuando com isenção e é isso que nós esperamos”, disse Ratinho Jr, que foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Richa até setembro de 2017. 

O vice na chapa de Cida, o coronel Sergio Malucelli, é primo do empresário Joel Malucelli, que teve mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual, mas estaria na Itália. 

O candidato do MDB ao governo, deputado federal João Arruda (MDB), é genro de Joel Malucelli,  pai da esposa de Arruda. No início da manhã, o candidato comentou as prisões de ontem. “É triste ver o Paraná no noticiário policial. Triste fim de um governo marcado pela agressão aos professores, pelas contas de luz e água abusivas, e coberto, sempre, por diversas acusações de corrupção”, disse no Twitter.