Ernani Ogata

O AnitA Restaurante e Petiscaria, localizado no bairro Barreirinha (Av. Anita Garibaldi, 4596), foi palco de um protesto solidário neste sábado (24 de agosto). O estabelecimento, que ‘luta’ para poder dar comida a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, recebeu durante o almoço diversos representantes de ONGs e voluntários que ajudam pessoas em situação de rua.

Há seis anos o restaurante, comandado por Sergio Tedeschi e Elizangela de Fátima Ferreira, distribui todos os dias, por volta das 14 horas, comida gratuita para moradores de rua e pessoas de baixa renda. A comida ofertada no buffet é a mesma que enche o pote dos mais necessitados. Nas últimas semanas, contudo, um comerciante da região passou a ameaçar denunciar a ação do estabelecimento, acusando-o de estar transformando a região da Barreirinha numa ‘cracolândia’. 

Durante todos esses anos o restaurante, fundado há uma década, realizou a ação caridária em silência, sem divulgação midiática ou uso publicitário. A distribuição de alimentos só se tornou pública na última semana, quando o restaurante, numa espécie de ‘postagem-desabafo’, rebateu as críticas que vinha recebendo e a ameaça de denúncia.

O texto, escrito por Sergio, um dos sócios do AnitA, garante que, apesar das críticas, a ação social continuará: “Vamos continuar firmes e fortes ajudando os mais necessitados!”

“Muita gente critica porque os caras estão sempre bebendo. Mas não estou aqui para julgar ninguém”, afirmou Sergio, relatando que, por dia, de 20 a 30 pessoas recebem comida gratuitamente, em média. “Agora a culpa do pessoal de rua é minha… Não é assim. A maioria que a gente dá comida são senhoras de idade, que vêm de longe, catador de papel que para o carrinho aí na frente e pega a comida. Nós sempre tentamos ajudar no bairro”, emendou o empresário.

O caso foi noticiado em primeira mão pelo Bem Paraná na última quarta-feira, em mais um episódio da série de reportagens Gente do Bem, publicada semanalmente e que destaca ações de impacto social em Curitiba e região metropolitana.

Antes mesmo da reportagem, contudo, o desabafo da empresa via Facebook já havia viralizado nas redes sociais. E o coro dos internautas foi quase uníssono em favor do restaurante AnitA, o que acabou, inclusive, fazendo com que a empresa conquistasse novos clientes e que seus sócios recebessem muitas mensagens de carinho.

“Muita gente veio e falou que nunca foi cliente nosso, mas que a partir de agora seria. Também teve gente que ligou só para parabenizar, dizendo que não pediriam nada dessa vez, mas que queriam dar os parabéns pelo nosso trabalho. Hoje (terça) até tivemos de contrar mais um motoboy para dar conta dos pedidos”, relatou Elizangela ao Bem Paraná.