
O PSD do deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Júnior e o MDB do senador e provável candidato à reeleição, Roberto Requião, deflagram neste final de semana o início das convenções partidárias ainda envoltos em dúvidas sobre alianças e chapas que disputarão as eleições de outubro. Em ambos os casos, as legendas devem deixar para a última hora a escolha de candidatos a vice, Senado e coligações, empurrando essas decisões para o fim do prazo legal, em 5 de agosto. Para isso, as convenções devem “delegar” a definição para as cúpulas partidárias.
No caso de Ratinho Jr, os partidos já fechados com o pré-candidato farão uma convenção conjunta, na sede social do Paraná Clube, no bairro Guaíra, em Curitiba. Devem realizar evento conjunto, que começa às 9 horas, o PSD, PSC e Avante. A principal pendência deve ser a indicação do vice e da candidatura ao Senado, que por enquanto tem o nome do deputado Hidekazu Takayama (PSC) como único nome confirmado. A vaga porém depende de indicação dos outros aliados, podendo inclusive fazer com que Takayama desista da candidatura. O PRB exigiu a vaga de vice em troca de seu apoio, mas outros partidos e aliados também estão de olho na posição, o que gerou a incerteza na coligação.
O coordenador da campanha de Ratinho Jr, João Carlos Ortega, confirma que a vaga de vice na chapa ficará aberta até o último dia possível. “Fazem a convenção neste sábado PSD, PSC e Avante, os demais partidos, o PR vai fazer dia 28 em Cascavel, o PRB e PHS ainda vão definir a data. Na convenção vamos homologar a candidatura de Ratinho, deixando em aberto a vaga da vice e Senado”, explica.
“O PSC vai homologa a candidatura do Takayama, mas atá o dia 5 os partidos ainda podem indicar. O PRB estão definindo as possibilidades, eles têm bons nomes. É um embate ali, é a construção que a gente está fazendo. A convenção também deixa em aberto para que as executivas (dos aliados) homologuem a proporcional. Dia 6 de agosto a ata deve estar no TRE”, afirma Ortega.
O MDB de Requião, que ainda não definiu se lançará candidato ao governo, também fará a convenção no sábado, na sede do partido, no bairro Batel. Ele negocia aliança com o ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo. A convenção do PDT será um dia antes do fim do prazo legal, em 4 de agosto, sábado, no Clube Recreativo Dom Pedro II.
Cida – Partidos menores que já decidiram não lançar candidaturas também devem fazer suas convenções, por exigência da lei, mas em muitos casos os filiados delegam a decisão à Executiva da sigla. O PV, por exemplo, que já decidiu apoiar Ratinho Jr., e o PROS, da coligação com a chapa da governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição, também farão convenções no sábado.
Para confirmar a candidatura de Cida, o PP marcou sua convenção para o último dia do prazo, 5 de agosto, um domingo. No mesmo dia acontece a convenção do PSDB, presidido pelo ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado. Ainda divididos quanto ao apoio político, os tucanos ensaiam há meses uma chapa com Cida, que herdou boa parte da base de Richa no governo e ainda mantém aliados do ex-governador no Palácio Iguaçu, com o a esposa do tucano, Fernanda Richa, secretária de Desenvolvimento Social, e Fernando Ghignone, do “núcleo duro” da equipe de Richa, na Secretaria de Administração e Previdência. Richa, porém, já disse que poderia lançar sua candidatura ao Senado de forma avulsa, sem ceder seu tempo de TV e rádio no programa eleitoral para a chapa de Cida.
Indecisos protelam encontros
Indecisos sobre alianças e candidaturas para a disputa de outubro, alguns partidos preferiram adiar suas convenções. O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, por exemplo, que negocia acordo tanto com o PDT de Osmar Dias, quanto com o PSD de Ratinho Júnior, deixou seu encontro para 3 de agosto. Também na reta final das negociações está o PSL, do deputado federal Fernando Francischini, pré-candidato ao Senado, que chegou a marcar convenção para sábado, cancelou a reunião e deve remarcá-la a partir da semana que vem.
Francischini negocia com Ratinho Jr, para dar palanque a ele e ao deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), presidenteciável do PSL. A aliança ainda é incerta, embora ambos os lados declarem simpatia mútua. Além de pré-candidato ao Senado, Francischini é secretário-geral nacional do PSL e coordenador da campanha de Bolsonaro.
Na sequência, no segundo fim de semana do período de convenções, o PSOL deve homologar a candidatura do servidor público Luiz Piva, o Professor Piva, no dia 27. No dia seguinte, 28, o PT deve confirmar a candidatura ao goveno do ex-deputado federal Doutor Rosinha. A vice na chapa deve ser indicada pelo PCdoB, que ainda negocia a coligação.
“O PCdoB conversamos na segunda-feira e marcamos uma reunião para semana que vem. Tudo indica que vamos caminhar juntos”, afirma Rosinha. Para o Senado, o PT tem três pré-candidaturas, do ex-deputado Elton Welter, da ex-vice-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves e o vereador de Maringá Carlos Mariussi.
No dia 29, a Rede deve confirmar a candidatura do ex-vereador Jorge Bernardi ao governo e do ex-senador Flavio Arns ao Senado. O partido vai coligar-se com PPL, do deputado estadual Marcio Pacheco, que tem convenção marcada para o dia 26, em Cascavel, além de PSDC. A REDE deve anunciar nesta semana as suplências da chapa de Arns para o Senado. O vice na chapa de Bernardi ao governo será Juliano Murbach (PPL), segundo a presidente estadual da REDE, Valéria Guilherme.
Cenário de possíveis chapas
Cida Borghetti PP/PSB/DEM/PROS/PTB/PROS/PMB/PMN/PTC
Ratinho Junior PSD/PSC/PV/PHS/Avante
Jorge Bernardi REDE/PPL/PSDC
Osmar Dias PDT/SD
Doutor Rosinha PT/PCdoB
Professor Piva PSOL/PCB
Pendências: PSDB, PRB, PPS, PSL, PODE, PR
PSD/PSC/Avante – convenção conjunta, 21 de julho, sábado, entre 9h e 14h, na sede social do Paraná Clube, Avenida Presidente Kennedy, 2377, Guaíra.
Governo: Ratinho Junior
Vice: ?
Senado 1: Hedekazu Takayama (PSC).
Senado 2: ?
Presidente do PSD Ratinho Junior.
MDB – 21 de julho, sábado, 9h, na sede do Diretório Estadual do MDB, Avenida Vicente Machado, 988, Batel.
Governo: ?
Senado 1: ?
Senado 2: ?
Presidente Roberto Requião
PV – 21 de julho, sábado, no Centro de Eventos Encontro da Amazônia, das 14h às 18h, Rua Nilo Peçanha, 1907, Bom Retiro.
Governo: Ratinho Junior (PSD)
Senado 1:
Senado 2:
Presidente: Francisco Caetano Martin (Chico do PV)
PROS – 21 de julho, sábado, no Espaço Torres, Rua Pergentina Silva Soares, 159, Jardim Botânico.
Governo: Cida Borghetti (PP)
Senado1:
Senado 2:
Presidente Toninho Wandscheer
PTC – 21 de julho, Hotel Caravele, Rua Cruz Machado, 282, Curitiba
Governo: Cida Borghetti (PP)
Senado 1: Tony Garcia (PTC)
Senado 2:
Presidente: Ulisses Sabino Nogueira
PPL – 26 de julho, Cascavel.
Governo: Jorge Bernardi (REDE)
Senado 1: Flavio Arnas (REDE)
Senado 2:
Presidente Marcio Pacheco
PSOL – 27 de julho, no salão da APP Curitiba Norte, na Praça Carlos Gomes, Curitiba.
Governo: Luiz Piva (PSOL)
Senado 1: Rodrigo Tomazini (PSOL)
Senado 2: Jacqueline Parmigiani (PSOL)
Presidente Leandro Dias
PT – 28 de julho, sábado, na sede do Diretório Estadual do PT, Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba.
Governo: Doutor Rosinha
Vice: PCdoB (Dr Zequinha)
Senado 1: Elton Welter (PT)
Senado 2: Mirian Gonçalves (PT)
Senado 3: Carlos Mariussi (PT)
Presidente Doutor Rosinha
PRTB – 28 de julho, sábado, na Sociedade Urca, Rua Albano Reis, 170, Ahu.
Governo: Geonísio Marinho (PRTB)
Vice: Eliceu Palmonari (PRTB)
Senado 1: José Boni (PRTB)
Senado 2: Rodrigo Braga Cortes (PRTB)
Presidente Geonísio Marinho
PR – 28 de julho, sábado, em Cascavel
Governo:
Vice:
Senado 1: Chrstiane Yared (PR)
Senado 2:
Presidente Fernando Giacobo
REDE/PSDC – convenção conjunta, 29 de julho, domingo, local não definido.
Governo: Jorge Bernardi (REDE)
Vice: Juliano Murbach (PPL)
Senado 1: Flavio Arnas (REDE)
Senado 2:
Presidente REDE Valéria Guilherme
Presidente PSDC Luiz Adão
PSDB – 30 de julho, segunda, Diretório Estadual do PSDB, Rua Mauá, 1117, Alto da Glória, Curitiba.
Governo:
Senado 1: Beto Richa (PSDB)
Senado 2:
Presidente Beto Richa
PDT – 4 de agosto, sábado, no Clube Recreativo Dom Pedro II, Rua Franco, 3662, Rebouças, Curitiba.
Governo: Osmar Dias (PDT)
Vice:
Senado 1:
Senado 2:
Presidente Osmar Dias
Podemos – 4 de agosto, na sede social do Paraná Clube, Avenida Presidente Kennedy, 2377, Guaíra.
Governo:
Vice:
Senado 1: Professor Oriovisto
Senado 2:
Presidente Augustinho Zucchi
PP – 5 de agosto, domingo, local não definido.
Governo: Cida Borghetti (PP)
Vice: ?
Senado 1: Alex Canziani (PTB)
Senado 2:
Presidente Dilceu Sperafico
PPS – 3 de agosto, Hotel Nacional In, esquina da Sete de Setembro com Mariano Torres.
Governo:
Senado 1:
Senado 2:
Presidente Rubens Bueno
PSL – sem data
Governo:
Vice:
Senado 1: Fernando Francischini (PSL)
Senado 2:
Presidente Fernando Francischini
PRB – sem data
Governo:
Vice:
Senado 1:
Senado 2:
Presidente: Valdemar Bernardo