
A Prefeitura de Curitiba promove nesta semana a segunda edição da Expo Educação, a feira interativa organizada pela Secretaria Municipal da Educação como Semana de Estudos Pedagógicos. A expectativa de público é de aproximadamente 20 mil visitantes.
A cerimônia de abertura será na noite desta terça-feira (2/7), no Salão de Atos do Parque Barigui, e a exposição estará no pavilhão Expo Barigui na quarta (3/7) e quinta-feira (4/7). A feira, gratuita, é aberta a professores e funcionários da educação e à comunidade.
Os temas incluem robótica, educação inovadora, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusão e atendimento especializado, Educação para Jovens e Adultos, Educação Infantil, Faróis do Saber e Inovação, projetos de infraestrutura e palestras. A feira terá 102 estandes, que trarão vídeos, exposições, impressora 3D e atividades interativas para o público sobre o trabalho dos departamentos da secretaria.
“O novo modelo criado a partir da Expo de 2018 quebrou o paradigma das semanas pedagógicas anteriores, antes baseadas apenas em palestras e reuniões dentro das escolas”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “A feira se consolidou como um dos mais importantes momentos de formação continuada dos profissionais da rede, incorporando o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, ressalta.
Segundo a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, o evento foi projetado para trazer conhecimento e inovação de maneira prática. “Agora cada profissional escolhe o que gostaria de conhecer. Isso está alinhado à concepção do programa Veredas Formativas, que permite a cada profissional traçar seu percurso de formação”, esclarece a superintendente.
No mesmo pavilhão os visitantes também terão acesso a estandes de outros órgãos da Prefeitura, como Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Fundação de Ação Social (FAS), CuritibaPrev e Secretaria Municipal do Abastecimento.
No celular
A novidade neste ano é que tanto a inscrição quanto a presença de servidores na feira podem ser feitas pelo aplicativo Veredas Formativas, que desde o dia 17/6 está disponível para ser baixado nos celulares pelos sistemas operacionais android e iOS
Serviço
Expo Educação 2019
Datas: abertura nesta terça-feira (2/7), às 19h (Salão de Atos). A exposição ocorrerá na quarta (3/7), das 8h30 às 21h, e quinta (4/7), das 8h30 às 18h
Local: Expo Barigui (Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio)