Arquivo Bem Parana

A Arquidiocese de Curitiba anuncia que haverá novidades na programação do Corpus Christi neste ano de 2018, entre elas: a programação ampliada desde o dia de véspera; palco com música e apresentações durante todo o dia de Corpus Christi; feira gastronômica; e ação solidária de arrecadação de alimentos e agasalhos. A solenidade de Corpus Christi é a grande Festa que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia – dia em que católicos celebram a presença de Jesus Cristo vivo na Eucaristia. Os fiéis confeccionam os tradicionais tapetes artísticos nas ruas e, após a celebração de uma missa os fiéis saem em procissão por cima dos tapetes, dando testemunho público de sua fé.

 

O Corpus Christi é sempre realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, coincidindo com sessenta dias depois da Páscoa.  Neste ano, será no dia 31 de maio. Em Curitiba, haverá uma única procissão no centro reunindo as diversas paróquias, na Avenida Cândido de Abreu – local onde acontece procissão desde 2005.

 

Novidades em 2018

 

O tema do Corpus Christi deste ano é “Ser Cristão é ter Deus no seu dia a dia”. A solenidade está sendo planejada pela Arquidiocese para acolher ainda mais a população, marcando uma das maiores celebrações públicas voltadas para a família já realizadas em Curitiba.

 

Em 2018, a programação do Corpus Christi inicia já na véspera, dia 30 de maio, às 19h, com vigília, momentos de adoração e apresentações. Já no dia 31, enquanto fiéis trabalham na confecção dos tapetes pela manhã, haverá festividades com shows e momentos de oração em palco na Praça Nossa Senhora de Salette. Na praça haverá uma feira gastronômica durante a noite do dia 30 e também durante todo o dia 31 de maio. A partir das 13h, os fiéis são chamados para a Praça Tiradentes, onde o Coral das Comunidades irá realizar uma apresentação, seguida de animação com o Ministério Evangelizar é Preciso e Pe. Reginaldo Manzotti. A Santa Missa ocorre no mesmo horário das celebrações dos anos anteriores, às 15h, celebrada pelo Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, em frente à Catedral. Após a missa, milhares de fiéis saem em procissão pelos tapetes até a Praça Nossa Senhora de Salette, onde acontece a benção do Santíssimo.

 

Ação Solidária: Pela primeira vez, o Corpus Christi arrecadará agasalhos e alimentos. A iniciativa tem base na Campanha da Fraternidade 2018 – “Fraternidade e Superação da Violência”. A Arquidiocese solicita que a população leve sua doação e entregue nos locais que estarão identificados próximo ao palco da Praça de Nossa Senhora de Salette.

 

 

Programação religiosa do Corpus Christi em Curitiba – 2018

 

30 de maio

19h às 22h – Início das festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette.

 

31 de maio

9h às 12h – Festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette. Neste período os fiéis montam os tapetes na av. Cândido de Abreu.

13h – Apresentação do Coral das Comunidades na Praça Tiradentes.

14h30 – Animação com o Padre Reginaldo Manzotti e Ministério Evangelizar é Preciso.

15h – Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral.

16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a Praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu.

18h – Benção do Santíssimo Sacramento.

19h – Show com Padre Reginaldo Manzotti e convidados.

 

Novidades podem ser acompanhadas em www.corpuschristicuritiba.com.br