Os procuradores da força-tarefa Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) emitiram parecer contrário à transferência do ex-presidente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde o dia 7 de abril, para outro local. A decisão fica agora a cargo da juiza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, que cuida da custódia de Lula. Pelo menos quatro pedidos de trânsferência foram protocolados no processo de execução penal do ex-presidente na Justiça Federal do Paraná. 
Para o coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol e outros 12 procuradores que assinam o documento, “neste atual momento. à princípio. é difícil afimtar a existência de outro local no estado do Paranã aue possa garantir o controle das autoridades federais sobre as condições de segurança física e moral do custodiado”. 
O MPF afirma no parecer que Lula em sala especial na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba está sendo assistido por inúmeros defensores e por sua família.  Entre os pedidos protocolados está a solicitação da própria Superintendência da PF e da Prefeitura de Curitiba, por meio da Procuradoria-Geral do Município, além de um pedido de moradores da região do bairro Santa Cândida e outro do deputado estadual Felipe Francishini (PSL).