Valquir Aureliano – O atacante Rodrigão

O Coritiba tem dois jogadores entre os 10 melhores da série B de 2019: o atacante Rodrigão e o goleiro Wilson. E o clube paranaense é o único a emplacar dois nomes no top 10. É o que diz o site Sofascore, especializado em dados do futebol e que atribui notas a cada jogador, em cada partida, com base em estatísticas. A análise surgiu após a 3ª rodada da competição.

Rodrigão aparece em 5º lugar, com média 7,63. O jogador coxa-branca é o artilheiro da Série B, com 3 gols. Ele chegou a aparecer em 1º lugar na rodada anterior. A média caiu porque ele perdeu um pênalti na quinta-feira (9), diante do Londrina. O jogo, no couto Pereira, terminou 0 a 0.

Wilson, por sua vez, está em 6º lugar na lista e é o segundo melhor entre os goleiros. Também é o menos vazado da competição, com apenas um gol sofrido – no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO. Outros quatro times na Série B também sofreram apenas um gol: Botafogo-SP, Bragantino, Londrina e Oeste.

Pelas notas do Sofascore, o melhor jogador é o goleiro Matheus Cavichioli, do Oeste-SP, com média de 7,80. Seguem-se o atacante Ruan Potó (Vitória) e o lateral-direito Jonathan (Atlético-GO), com 7,75. Em quarto lugar aparece Pedrão, do América-MG, com 7,70. Depois dos dois coxas-brancas, estão o zagueiro Jeferson (Vila Nova-GO), o volante Edson (Ponte Preta), o goleiro Matheus Albino (Londrina) e o meia Osman (Bragantino).

O próximo coxa-branca da lista está longe do top 10. Trata-se do zagueiro Alan Costa, em 48º lugar, com média de 7,20. Logo abaixo dele vem o lateral Diogo Matheus, com 7,20 – ele fica atrás nos milésimos de nota. O quinto coxa-branca na lista é o zagueiro Romércio, em 58º, com média de 7,17.