A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza amanhã atividades em comemoração ao Dia da Água. Pela manhã será realizada uma caminhada no Parque Linear do Rio Itaqui, com concentração a partir das 8 horas na Rua Lucia Guedes, no bairro Cristal, e início às 8h30. Todos podem participar, basta comparecer no horário e local. Neste dia os integrantes do Grupo Maturidade Ativa da Secretaria de Esporte e Lazer irão participar da caminhada.
À tarde, às 14 horas, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais será apresentado aos secretários municipais, vereadores e à sociedade civil organizada o Projeto Técnico Social e Ambiental do Parque Linear do Rio Itaqui. A obra do Parque Linear do Rio Itaqui prevê a recuperação da barragem e desassoreamento da Lagoa Pedón; implantação de parques lineares do Rio Itaqui nos bairros Guatupê e Borda do Campo; intervenções no canal paralelo ao Rio; retirada das famílias das áreas de risco ambiental sujeitas a alagamentos periódicos, além de trabalho socioambiental.
O Rio Itaqui, é um afluente da margem esquerda do Rio Iguaçu, drenando uma área de aproximadamente 43 km², totalmente contida no perímetro urbano do município, demarcando o limite entre o Município de Piraquara e São José dos Pinhais.