Franklin de Freitas – Lar Iracy

Depois de um lar de idosos localizado no bairro Xaxim, em Curitiba, registrar uma morte por Covid-19 e confirmar a infecção de outras 13 pessoas (quatro funcionários e nove idosos), as instituições de longa permanência (ILPIs) de Curitiba assinaram nesta sexta-feira (17 de abril) um documento pedindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as casas de repouso, a disponibilização de testes rápidos de coronavírus e um mutirão de vacinação presencial, dentro dos lares, contra o vírus H1N1.

O documento, dizem os asilos, tem como objetivo atrair uma atenção maior e necessária dos poderes públicos e da sociedade perante a epidemia do COVID-19 no Brasil, em especial porque os idosos são o principal grupo de risco da doença.

“Ontem foi registrada a primeira morte de um idoso que estava hospedado em uma casa de repouso em Curitiba [na verdade, a morte ocorreu dias atrás, mas a o fato de que a paciente vivia em um asilo veio à tona ontem]. Além disso, 13 pessoas, entre funcionários e hóspedes, foram contaminados com a doença. Mas antes de acusar as instituições de negligência, é preciso enxergar as dificuldades em que as ILPI’s estão inseridas”, dizem as ILPÌ’s, em nota encaminhada ao Bem Paraná.

De acordo com Paula Gomes Loyola, especialista em gestão geriátrica e diretora da SeniorOnline, que lidera esse movimento, a sinalização do governo federal de auxílio financeiro para os lares de idosos não é suficiente. Ela aponta ainda que o esforço vem no sentido de evitar que se repita no Brasil o que se viu em outros países afetados mais gravemente pelo novo coronavírus.

“Acompanhamos trágicas fatalidades na Espanha, Estados Unidos e Itália, em que casas de repouso foram dizimadas pelo contágio do Covid-19. Não podemos deixar que isso aconteça no Brasil”, afirma Paula. “Precisamos de uma atenção maior e mais efetiva do executivo federal e também nas esferas estaduais e municipais”.

O setor faz três pedidos principais:

– os profissionais que diariamente convivem com os idosos nas casas de repouso precisam de mais EPIs (equipamentos de proteção individual); luvas, máscaras e álcool gel 70% já se tornaram escassos em diversas partes do Brasil, conforme noticiam os principais portais de notícias e o pedido é a garantia do fornecimento desses produtos para as instituições – não adianta disponibilizar verba se não há EPI disponível para compra;

– a disponibilização de testes rápidos de coronavírus, pois são de extrema importância para detectar precocemente a doença em funcionários e nos idosos no dia a dia;

– por último, um mutirão de vacinação presencial, dentro dos lares, contra o vírus H1N1 para todos que convivem nesse ambiente – profissionais e hóspedes – evitando o deslocamento desnecessário.

Aderiram a este posicionamento as seguintes instituições de Curitiba:

Arte e Cuidar
Árvore da vida
Bem Viver Assistência ao Idoso
Caminho do Senhor
Casa de Repouso Del Veiga
Casa de Repouso Dona Rosa
Casa di Beta
centro de amor Regina Cipriano
Esplendido
Florença
Hebron
Kairos
Lar de Maria
Lar Santa Anna
Luz Divina
Murano
Nossa Casa Para Idosos
Nosso Lar
Nova Cannã
Premier
Resplandecer
Seniors Home
Serena
Velha Infancia