O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a reunião de gabinete na Casa Branca para fazer críticas a companhias de saúde e para defender uma reforma no sistema de imigração americano. “Os preços dos medicamentos prescritos estão fora de controle”, afirmou o presidente após ter assinado um decreto, na semana passada, que corta o pagamento para as seguradoras de saúde. De acordo com o presidente, os subsídios do Obamacare foram um “presente” para as seguradoras, cujas ações registraram forte avanço quando o sistema de saúde de Barack Obama foi implementado. Com isso, Trump disse acreditar que um projeto de reforma no sistema de saúde no curto prazo possa ser feito entre republicanos e democratas, já que “o Obamacare está acabado”. Em relação a uma reforma na imigração, Trump criticou o sistema de vistos, que “está ultrapassando os limites” e voltou a defender a construção de um muro na fronteira com o México, dizendo que a barreira se faz necessária. Para ele, sua agenda está travada no Congresso devido às “políticas terríveis” dos democratas, que são “muito bons em obstruir o que queremos”.

IRAQUE
Curdos
As forças do Iraque afirmam ter tomado o controle ontem de áreas da província disputada de Kirkuk, rica em petróleo, no nordeste do país. Segundo o governo iraquiano, diversos campos de petróleo foram recuperados, assim como o controle do aeroporto. As forças curdas perderam posições em torno da cidade, à medida que o exército iraquiano avançava. O governo havia dado um ultimato ao Curdistão, após a realização de um referendo de independência. Com a ação, o exército do Iraque retomou várias zonas e infraestruturas de Kirkuk.

PORTUGAL
Incêndios
Incêndios em Portugal deixaram pelo menos 27 mortos, dezenas de feridos e um número não confirmado de desaparecidos, na segunda tragédia do tipo em quatro meses no país, informaram autoridades ontem. Na Espanha, foram registradas ao menos três mortes também pelo fogo. As mortes ocorreram em zonas com vegetação densa do centro e do norte do país, em meio a condições climáticas “excepcionais”, disse a porta-voz Patrícia Gaspar, da Agência de Defesa Civil. A situação era “crítica” por causa das temperaturas muito altas.

CATALUNHA
Independência
O líder da Catalunha, Carles Puigdemont, falhou em esclarecer ontem se a região declarou ou não independência da Espanha na semana passada, contrariando uma exigência de Madri. Em carta de quatro páginas endereçada ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Puigdemont pediu hoje uma reunião “o mais breve possível” com o premiê para discutir a situação da Catalunha. Ele propôs ainda que o diálogo se estenda pelos próximos dois meses. Rajoy tem se recusado a iniciar conversações sobre a secessão da Catalunha.

VENEZUELA
Chavistas
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela informou na noite de domingo, que candidatos ligados ao presidente Nicolás Maduro venceram as eleições para o governo em 17 dos 22 Estados em que a contagem dos votos já apresentavam um cenário irreversível – o resultado estava pendente apenas em Bolívar. Atualmente, oposicionistas governam apenas três Estados do país – Lara, Miranda e Amazonas. Líderes da oposição contestaram os resultados e levantaram suspeitas de fraudes durante a eleição e na contagem dos votos.