Divulgação

A direção do Colégio Cristão de Curitiba, que tem duas unidades na cidade com 500 alunos, uma na Barreirinha e outra no São Lourenço, suspendeu o pagamento da mensalidade de abril, por entender que muitos são autônomos e não teriam como pagar. “Sabemos que a crise pegou todo mundo de surpresa. Muitos pais são autônomos e outros comerciantes e que haveria uma grande inadimplência e isso levaria a paz deles”, explicou o diretor geral da rede, Joao Batista da Cruz Dias, em entrevista à reportagem do Bem Paraná. “Eu cortei um investimento que estava planejado e resolvi fazer a minha parte no combate a crise. Há também o crédito disponibilizado pelo governo para a folha de pagamento que me deu amparo para a decisão. Se apertar, corro lá”, afirmou ele, que não vai demitir nenhum dos funcionários.

No vídeo publicado na rede social do Colégio, o diretor pede que os pais com condições financeiras paguem as mensalidades para garantir a ajudar na manutenção dos colégios e o retorno, segundo ele, foi excelente: “Temos muitos pais empresários e com empregos formais e muitos deles já entraram em contato comigo agradecendo a iniciativa e dizendo que vão manter o pagamento normal”. De acordo com Dias, os pais que pagarem a mensalidade ganharão o crédito no valor que poderá ser usado até o final do semestre. “Uma escola que se diz cristã tem o dever de agir como tal!”, afirma o diretor.

Veja como as universidades estão negociando as mensalidades com alunos e o que os especialistas recomendam

O Colégio Positivo emitiu nesta quarta (1) comunicado aos pais avisando sobre os novos procedimentos com a suspensão das aulas por causa da pandemia de coronavírus. Entre elas, está a possibilidade de parcelamento da mensalidade de abril em até seis vezes com vencimento a partir de julho e também a possibilidade de revisão da planilha caso o calendário de reposição integral não seja viável. . “Por enquanto, os valores das mensalidades serão mantidos os mesmos, pois partimos da premissa de que todos os conteúdos serão repostos presencialmente, conforme novo calendário que será divulgado ao final do período de quarentena e, portanto, cumpriremos integralmente o contrato anual de prestação de serviço educacional firmado no ato da matrícula. Caso a nossa premissa de reposição presencial integral se mostre inviável, faremos uma revisão de custos para repassar aos pais todo e qualquer ganho que tenhamos com a eventual redução dos dias letivos. Não é a nossa intenção, de forma alguma, tirar proveito desta crise, postura que consideramos eticamente inaceitável.  No futuro próximo, se necessário, não hesitaremos em propor novas medidas
para o alívio financeiro de curto prazo.”, diz o comunicado. A rede estuda a possibilidade de repor o calendário escolar com aulas aos sábados e domingos.

O  ensino remoto nos colégios Positivos será opcional: “Faremos a reposição, de forma presencial, dos conteúdos que forem ministrados durante o período de quarentena, em calendário que será divulgado pelo colégio, seguindo determinações dos órgãos competentes – Ministério da Educação e seus afiliados. Esta opção estará disponível para todos os alunos das unidades do Colégio Positivo, que estejam cursando a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, sejam eles de qualquer modalidade: Regular, Integral, Bilíngue ou Internacional. Já para os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, serão disponibilizadas atividades integradas, priorizando a ludicidade, de adesão igualmente opcional e também por meio da plataforma, que visam manter o desenvolvimento das crianças e o vínculo com a escola durante o período de quarentena”, afirma o comunicado.