Os desafios criados pelo aplicativo de transporte individual Uber, os problemas do transporte coletivo e o déficit de vagas em creches também motivaram discussões acaloradas entre os candidatos a prefeito de Curitiba, no debate da RIC TV de ontem. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) foi questionado pela candidata do PP, Maria Victória, sobre a regulamentação do Uber, acusando a atual gestão de fechar os olhos para a questão.

Fruet rebateu alegando que o serviço de táxi de Curitiba é um dos mais eficientes do País e dizendo que foi a atual administração que abriu a base de dados do município. Não é possível regulamentar aplicativo. Não se pode simplesmente em uma época de crise dizer para os taxistas, você está velho, ultrapassado porque agora tem um serviço novo, alegou Fruet, defendendo ainda as faixas exclusivas para ônibus, que segundo ele, reduziram em até 45% o tempo de deslocamento de algumas linhas.

Maria Victória foi questionada sobre a proposta de ampliar o horário de funcionamento das creches diante da crise econômica do País. Segundo ela, uma das estratégias para driblar a escassez de recursos seria promover convênios com universidades e usar estagiários no atendimento à educação pré-escolar.