Para a maioria da população, o Carnaval começa na sexta-feira e vai até terça-feira da semana que vem. Para os deputados estaduais, porém, a folga para as festas momescas começa amanhã e vai até domingo da semana que vem (01/03). É que a Assembleia Legislativa decidiu realizar sessões apenas hoje e amanhã e só retomar os trabalhos no plenário no dia 2 de março. A justificativa é de que amanhã serão realizadas reformas para a instalação de novos equipamentos de som no plenário. Com isso, as sessões só será retomadas na semana seguinte à do Carnaval e os deputados terão doze dias de folga sem votações.
“Na quarta-feira (amanhã) nós teremos algumas atividades de trabalho no plenário em função de mudanças que estamos fazendo no sistema de som, microfones, na mesa executiva, e nós vamos aproveitar esse período de Carnaval para que todo esse trabalho seja feito”, alegou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Segundo ele, não haveria quórum suficiente para realizar votações na quarta-feira de cinzas, após o feriado. “Volta só na semana seguinte. Quarta-feira (26) da semana que vem, Carnaval, você não vai ter quórum, para poder fazer sessão ordinária normal que seria na quarta-feira à tarde. Nós voltaremos só após o Carnaval”, justificou o tucano.
Balanço – A pauta da sessão de ontem teve nove itens e durou 2 horas e 23 minutos. Hoje, os deputados recebem o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, que apresentará o balanço das contas do governo de 2019.
Os parlamentares iniciaram os trabalhos de 2020 no último dia 3, depois de 46 dias de recesso parlamentar. A última sessão de 2019 foi realizada em 18 de dezembro.