Valquir Aureliano

Após um início de verão com muito calor entre os meses de dezembro e janeiro, Curitiba começa a resfriar no segundo mês do ano. Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os primeiros dias de fevereiro registraram uma temperatura máxima médeia de 25ºC, enquanto a média, que considera os 22 anos do histórico da estação, é de 27ºC.

A boa notícia (pelo menos para aqueles que gostam de calor) é que o ‘invernico’ curitibano está com os dias contados. Para os próximos dias, a previsão é de que as temperaturas comecem a se elevar e as chuvas se tornem mais escassas. Aquele calor digno de verão, porém, só retorna com força a partir de sexta-feira, quando a temperatura máxima na cidade deve chegar a 29ºC.

Para amanhã (12/02), por exemplo, a expectativa é de máxima de 25ºC e mínima de 15ºC em Curitiba, com o registro de chuvas durante a tarde, a partir das 14 horas. Já para quinta-feira (13/02) a previsão é de máxima em 25ºC e mínima em 16ºC.

Inicialmente, a previsão era de que o sol voltasse a dar as caras na capital paranaense nesta terça-feira, o que acabou não acontecendo. De toda forma, a tendência é que ele volte a brilhar mais intensamente no céu curitibano a partir da manhã de ontem.