SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O revezamento da tocha olímpica por São Paulo começou às 7h40 deste domingo (24) no Parque da Independência, no museu do Ipiranga, Zona Sul. O ex-técnico da seleção brasileira paraolímpica de vôlei Amauri Ribeiro foi o primeiro a levar tocha na capital – ele será seguido por outros 259 condutores, que farão um percurso de mais de 50 km.

A chama olímpica passará por pontos turísticos da capital, como: avenida Paulista, estádio do Pacaembu, Mercadão, Praça da Sé, Parque Ibirapuera e Memorial da América Latina.

Entre os condutores estão o jogador de basquete Anderson Varejão, o skatista Bob Burnquist, o cantor Daniel, o nadador Gustavo Borges, a cartunista Laerte a a apresentadora Sabrina Sato e o ator Tony Ramos – além de outras figuras conhecidas ligadas à cultura e ao esporte.

Os ex-jogadores de futebol Zetti, Rivelino e Ademir da Guia devem ser, juntos, os últimos condutores do percurso pela capital. Eles levarão a tocha para o Sambódromo do Anhembi, onde acenderão a pira olímpica. A previsão é que isso aconteça por volta das 19h. O encerramento será seguido por festa, também no Sambódromo. Os cantores Luan Santana e Ludmilla farão show no local por volta das 20h. Os dois também levarão a tocha por ruas da capital. O acesso do público deverá ser feito pelos portões 22 e 23.

A CET (Companhia de Engenharia de Trafego) informou que o trânsito será interrompido ao longo do itinerário da tocha – somente enquanto passa o comboio “A interrupção será durante o tempo mínimo necessário para a passagem com segurança”, disse o engenheiro de tráfego Paulo Lagoa em entrevista na última sexta (22).

TRANSPORTES ESPECIAIS — Além da tradicional corrida, a tocha olímpica será conduzida de skate, bicicleta e cavalo em São Paulo. O skatista Rony Gomes desceu de skate com a tocha em mãos a ladeira do Parque da Independência, logo no início do revezamento. Na Avenida D. Pedro I a condução foi a cavalo, pelo soldado Syllas Jadach Oliveira Lima, da cavalaria da PM. Ele será escoltado por quatro cavaleiros. Por vota das 10h, Gustavo Batista, ciclista de 14 anos, será o responsável por levar a chama pela Avenida Paulista – de bicicleta.

MANIFESTAÇÕES — Neste sábado (23) a tocha passou por Guarulhos e pelo ABC paulista. Um rapaz de 18 anos tentou apagá-la e foi detido pela polícia. Em São Paulo, um evento no Facebook chamado “apagar a tocha olímpica em São Paulo” já tem mais de 25 mil interessados. A PM informou que terá 2,5 mil policiais na operação que deve garantir a segurança do evento.

A Guarda Civil Metropolitana e a Guarda Nacional irão trabalhar junto dos militares na operação. O coronel Luiz Fiori, coordenador de segurança da passagem da tocha por São Paulo disse à que eventos recentes como a prisão de dez suspeitos de planejar ataque terrorista no país não altera o planejamento de proteção. “Seguiremos o treinamento que já acontece há mais de dois anos”, afirmou em entrevista na última sexta-feira (22) A ex-ginasta Laís de Souza, que conduzirá à tocha no Ibirapuera, disse à Folha que está tranquila em relação a manifestações. “Se acontecer, teremos que encarar”, afirmou.