SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ladrões invadiram na noite de sábado (25/6) a casa do professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, Isaias Raw, 89, no bairro de Alto de Pinheiros, zona oeste da capital.
Não havia ninguém em casa, mas o também ex-diretor do Instituto Butantan, que estava no exterior, está principalmente preocupado com as dezenas de medalhas que ele ganhou durante sua vida como pesquisador.
“Levaram outras coisas, como relógios e colares, mas isso não importa. O que gostaria de ter de volta são as medalhas que recebi por causa do meu trabalho. Elas são importantes para mostrar aos meus filhos. E aos meus alunos que também me ajudaram muito a desenvolver o [Instituto] Butantan”, diz o pesquisador.
Segundo Raw, apesar de serem douradas, as medalhas são de latão. “Elas não valem nada. E ninguém vai conseguir vender porque todas têm o meu nome gravado.”
Entre 1991 a 1997, na gestão do também bioquímico Isaias Raw, o Instituto Butantan virou referência internacional na produção de vacinas. Raw teve seus direitos cassados pelo regime militar por meio do Ato Institucional n°5, em 1968. No exterior, trabalhou em Israel e nos Estados Unidos.
De volta ao Brasil, nos anos 1980, dedicou-se integralmente ao Butantan. Depois de dirigir o instituto, ele ocupou também a direção da Fundação Butantan, de onde saiu em 2009. “Continuo brigando pelo Butantan”, afirma.