SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Israel e Turquia chegaram a um acordo neste domingo, 26, para normalizar seus laços após seis anos de rompimento, disse um alto funcionário israelense a jornalistas que viajam com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que está em Roma. Um anúncio oficial é esperado para segunda-feira,27.

O acordo ocorre após três anos de negociações, incentivadas pelos EUA. Elas visavam acabar com uma ruptura causada pela morte, pela marinha israelense, de 10 ativistas turcos pró-palestinos que tentaram navegar para a Faixa de Gaza bloqueada em 2010.

Em Roma, Netanyahu se encontrará com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. As relações entre Turquia e Israel foram reduzidas em 2010 com a retirada dos embaixadores e o congelamento da cooperação militar entre os países. O Ministério de Relações Exteriores da Turquia não fez nenhum comentário sobre o anúncio oficial de Israel.

O primeiro-ministro turco Binali Yildirim falará sobre o acordo às 13 horas do horário de Ancara (na Turquia; 19h em Brasília), segundo uma fonte oficial turca informou a agência AFP. O acordo deve ser ratificado por Israel na quarta-feira (29).