Um cartório clandestino utilizado para fraudes imobiliárias foi desmantelado pela Polícia Civil, através da Delegacia de Estalionato (DE) de Curitiba, na tarde de quinta-feira (27). Um engenheiro civil, de 59 anos, suspeito de confeccionar diversos documentos falsos, foi preso pela polícia em sua casa, próximo a Praça 29 de Março, no bairro Mercês, em Curitiba. 

O esquema funcionava na residência do engenheiro. Durante as buscas no local, a equipe policial apreendeu um computador, carimbos de órgãos públicos e outros apetrechos utilizados nas fraudes. O homem possuía um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estelionato, expedido pela Vara Criminal de Bocaíuva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. 

Após quatro meses de investigações, a Delegacia de Estelionato constatou que o engenheiro é responsável pela venda ilícita de vários imóveis sem o conhecimento dos proprietários. O suspeito utilizava a sua casa para a produção de escrituras frias, usando o nome de terceiros e até de pessoas já falecidas, dando amplos poderes para negociar terrenos, chácaras e outras áreas de terra, relata o delegado titular, da DE, Wallace de Oliveira Brito. 

De acordo com Brito, pelo menos três áreas de terras foram negociadas pelo homem de forma ilícita. Um dos terrenos foi negociado no município de Bocaiuva do Sul, motivo pelo qual ele já estava sendo investigado pela delegacia local e possuía um mandado de prisão em aberto, completa. 

A polícia acredita que há outras pessoas envolvidas no esquema criminoso. As investigações continuam. O suspeito responderá pelos crimes de estelionato, falsidade documental e ideológica, com penas máximas que variam de cinco a oito anos de reclusão. Ele aguarda preso à disposição do Poder Judiciário.