Cerca de 800 professoras e professores da rede municipal de Ensino de Curitiba participaram da primeira assembleia do ano e aprovaram Indicativo de Greve na noite desta segunda-feira (20). O início da paralisação está marcado para o dia 15 de março. Mas, antes disso, o magistério tem uma assembleia no dia 9 de março, para deflagrar a greve da categoria.

A decisão foi motivada tanto pela conjuntura local quanto pelo cenário nacional de ataques aos direitos dos trabalhadores, com a Reforma da Previdência em tramitação.

 Segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), os motivos são alteração da previdência do funcionalismo público, o congelamento dos salários dos servidores e precarizarização das condições de trabalho.

Além disso, a categoria também realizará um ato na Câmara dos Vereadores na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 9h. A proposta de ajuste fiscal de Greca deverá iniciar a tramitação na Câmara nesta data e as professoras e professores da rede irão marcar presença e deixar claro que o ajuste fiscal não atende aos interesses dos trabalhadores do município.