O governador Beto Richa e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram na noite desta terça-feira (19), no Castelo do Batel, em Curitiba, da abertura da nona edição do Natal Encantado. Promovido pelo Provopar, com apoio do governo estadual, o evento reúne uma série de atividades natalinas, com arrecadação e distribuição de brinquedos para cerca de 100 mil crianças carentes de 40 municípios do Estado.

A abertura do Natal Encantado teve a presença de Papai Noel, que chegou em carro aberto, recebido com uma queima de fogos. O Coral Magnificat se apresentou, sob regência do maestro Heber Castro. Foi iluminada a árvore natalina de oito metros, abrigando os dois mil brinquedos doados para o lançamento e que serão distribuídos para 1.300 crianças de instituições sociais e associações de moradores conveniadas de Curitiba e Região Metropolitana, no dia 17 de dezembro. O evento teve a presença do arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. 

As doações durante a campanha podem ser feitas nos postos do Provopar nos municípios e em órgãos do governo estadual. É uma grande oportunidade para todos nós proporcionarmos para as crianças mais humildes um Natal solidário e fraterno, afirmou o governador Beto Richa, lembrando que campanha atenderá famílias com alto índice de vulnerabilidade social, atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 

O governador afirmou que a intenção do governo estadual é alcançar no Paraná índice de redução de pobreza semelhante ao registrado em Curitiba, durante a sua gestão como prefeito. Indicadores apontam redução de 65% na miséria na capital paranaense em cinco anos. No período que administramos a cidade conseguimos ótimos indicadores na área social. Entendemos que nenhum governo se justifica se não investir na melhoria da vida das pessoas, principalmente as mais carentes, disse Richa. 

“Estamos preparando uma linda festa de natal. Queremos levar solidariedade e carinho para famílias paranaenses das regiões mais afastadas do Paraná. Nossa meta é ampliar a cada ano o Natal Encantado com o maior número possível de crianças atendidas, disse a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. 

A campanha que acontecerá em todo o Estado foi inspirada no modelo criado na capital há nove anos, numa parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Em quase uma década, a campanha já atendeu 481 mil crianças. 

Em 2012, o Natal Encantado beneficiou 103 mil crianças carentes, de mais de 100 municípios do Estado. Além dos brinquedos, duas caravanas enfeitadas percorreram o interior do estado realizando shows culturais e apresentações natalinas.

A presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, disse que a campanha beneficia prioritariamente a população em vulnerabilidade social, começando com municípios com menor IDH. A expectativa da arrecadação de brinquedos é grande, pois sabemos que o paranaense vai responder ao chamado de levar a magia e o encanto do Natal às crianças do Estado afirmou ela. 

O evento teve a presença dos deputados estaduais Rose Litro e Elio Rusch e do diretor-executivo do Castelo, Marcelo Lupion.