O líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou ontem que é candidato à presidência da Casa, e que já procurou por algumas vezes o deputado estadual Ratinho Júnior (PSC) para conversar sobre a possibilidade de um acordo, mas não obteve sucesso. O partido de Ratinho Jr elegeu 12 deputados – a maior bancada da próxima Legislatura – e já o lançou para a disputa pelo comando da Casa. Fiz dois contatos, ele ficou de retornar. Talvez em função do momento ele não tenha tido tempo de conversar comigo, explicou o tucano. Vou novamente buscar uma conversa, afirmou Traiano.

Até o fim
O líder governista deixou claro que independente da disposição de Ratinho Júnior, vai até o fim com sua candidatura. Quem quer assumir a presidência da Assembleia não escolhe adversário, apontou Traiano. Se não houver possibilidade (de acordo), vou conduzir a minha campanha, garante o tucano.

IPVA antecipado
O governo do Estado enviou ontem à Assembleia um projeto que prevê desconto de 10% para os contribuintes que quiserem pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015, em parcela única. O texto da proposta prevê que a data para esse pagamento antecipado será definida depois por decreto do governador, mas fontes da administração estadual informaram que a ideia é propor esse desconto para a quitação do imposto já em dezembro. Para quem pagar em fevereiro, o desconto continuaria sendo de 5%. Os demais contribuintes poderiam pagar a partir de março, sem desconto.

Diretores
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia vota hoje parecer sobre projeto do governo que prevê a prorrogação por um ano do mandato dos atuais diretores e diretores auxiliares das escolas estaduais. O governador Beto Richa (PSDB) defendeu a iniciativa, afirmando ter recebido pedidos de muitos professores para alterar as regras da eleição desses diretores. Ele criticou ainda a APP Sindicato – que é contrária à proposta – alegando que a entidade só pensa em fazer política partidária.

Recorde
A divulgação dos votos no Paraná bateu o recorde histórico no segundo turno das eleições deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral concluiu a contagem e divulgou o resultado às 19h23. A apuração durou duas horas e vinte e três minutos, a mais rápida da história do estado. Segundo o coordenador de comunicação do TRE-PR, Marden Machado, além da modernização do sistema eletrônico da contagem de votos, os erros identificados no primeiro turno foram corrigidos no segundo. Nós fechamos o resultado do estado mais cedo, se comparado com qualquer outra apuração que fizemos. Com relação à biometria também não tivemos problemas, comemora. O número de urnas substituídas no processo também diminuiu. Foram 218 urnas substituídas – metade do primeiro turno.

Contas de campanha
A partir da semana que vem começam os julgamentos das prestações de contas finais dos candidatos das eleições deste ano. Os tribunais regionais eleitorais têm até 10 dias antes da diplomação dos eleitos para concluir os julgamentos.

Sercomtel
Indícios de irregularidades levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende licitação da empresa Sercomtel Telecomunicações (Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina) para a contratação de agência de publicidade. O valor previsto é de R$ 3.308.544,00, por 12 meses. A cautelar foi concedida em 14 de outubro pelo conselheiro Ivan Bonilha, corregedor-geral do TCE-PR, e homologada na sessão do Pleno do dia 16. O TCE acatou representação de Adalbert Eschholz Diniz, sócio da Trade Comunicação, uma das cinco participantes da concorrência, feita com o objetivo de contratar agência para a divulgação de seus produtos e serviços de telefonia, comunicação de dados e internet.

Namoro
Entre as supostas irregularidades há o indício de descumprimento aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e isonomia em relação a duas das empresas. Segundo a representação, o assessor jurídico da Sercomtel Bruno Galoppini Felix, que emitiu pareceres no certame, é namorado de Carolina Lessi Pagani, funcionária e filha do sócio da Engenho Propaganda Ltda., declarada vencedora da licitação. Além disso, Bruno Felix atua como advogado da própria Engenho em processo que tramita no Tribunal de Justiça do Paraná.

Em alta
As ELEIÇÕES 2014 no Brasil foram as mais comentadas na história do Facebook. De acordo com levantamento divulgado ontem pela rede social, de 6 de julho até o domingo, dia do segundo turno, 674,4 milhões de interações sobre o pleito foram registradas.

Em baixa
O acionamento em larga escala das usinas termelétricas, em virtude da ausência de chuvas e da falta de água nos RESERVATÓRIOS, pode deixar a energia mais cara em algumas partes do País, ainda mais neste período, quando a demanda deve aumenta 2,4% a mais que em 2013.