CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que atingiram o Sul do país neste feriado prolongado elevaram o rio Guaíba, em Porto Alegre, a seu mais alto nível em 74 anos, o que provocou grandes alagamentos na cidade e na região metropolitana. Cartão-postal da cidade, o Guaíba atingiu 2,92 m nesta segunda-feira (12). Seu nível normal é 1,80 m, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Algumas áreas próximas ao leito do rio, em Porto Alegre, estão inundadas, assim como bairros que ficam abaixo do nível do Guaíba. Em Eldorado do Sul, na região metropolitana, um terço da área urbana da cidade está alagada. Em todo o Estado, mais de 7 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, principalmente devido ao transbordamento de rios. Quase 4 mil residências foram danificadas. Apesar dos transtornos, não há registro de feridos.

Nesta segunda (12), a Prefeitura de Porto Alegre fechou todas as comportas do cais Mauá, porto da cidade e outro cartão-postal local, a fim de evitar transbordamentos que atinjam o centro. Parou de chover em Porto Alegre nesta segunda-feira, mas ainda há chances de pancadas em todo o Estado. A Defesa Civil mantém o alerta de alagamentos na região metropolitana e no sudeste e nordeste do Estado. A previsão é que o nível dos rios baixe somente nos próximos dias.

VIZINHOS

Santa Catarina também contabiliza prejuízos por causa das chuvas: há 4.300 pessoas fora de suas casas devido a alagamentos, e duas rodovias (em Ibirama e Urubici) têm trechos interditados por causa de deslizamentos de terra. A Defesa Civil mantém o alerta para transbordamento de rios no norte do Estado, especialmente na divisa com o Paraná. No Paraná, onde chuvas de granizo e vendavais deixaram 25 feridos no final da semana passada, a situação se estabilizou. Não houve registro de eventos extremos nesta segunda.