Interlocutores de plantão tentam marcar um encontro entre o prefeito Beto Richa (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT) para as duas primeiras semanas de janeiro. Há quem acredite ainda que os dois podem entrar em acordo e lançarem apenas um candidato ao governo do Estado. É esperar para ver.
Mais prazo
O PT, por sua vez, deu prazo até março para Osmar Dias definir se vai se aliar ao PT ou não. Em último caso, petistas lançam apenas Gleisi Hoffmann para o Senado.
Barros X Gleisi
Por falar em Gleisi, o afastamento do deputado federal Ricardo Barros (PP) do Congresso Nacional para cuidar de sua campanha ao Senado assustou os petistas, afinal Barros é forte na Grande Curitiba e em determinadas regiões do Interior do Estado. Por conta da pressa de Barros, Gleisi também pode antecipar as andanças pelo interior do Estado já para a segunda quinzena de janeiro. Se o governador Roberto Requião (PMDB) for candidato ao Senado e for eleito restará apenas uma vaga para o Senado.
Feliz ano eleitoral
Às vésperas de nova disputa eleitoral, deputados estaduais e federais e senadores não economizaram nas mensagens de final de ano. Quem passou o Natal no interior ou litoral certamente passou por, pelo menos, um outdoor no qual os pré-candidatos desejam boas festas aos potenciais eleitores. Um exemplo é o senador Osmar Dias (PDT), que pretende disputar o governo do Estado. O pedetista espalhou mensagens pela região dos Campos Gerais, onde aparece ao lado de políticos locais.
Farra das passagens (I)
Menos de um ano depois do escândalo conhecido como a “farra das passagens”, documentos sigilosos revelam que recursos públicos bancaram despesas de viagem de deputados e acompanhantes a pontos turísticos em finais de semana, feriados e períodos em que o Congresso esteve vazio. A mais nova “aventura” dos parlamentares foi revelada pela Folha de São Paulo. Os gastos constam de uma relação de 70 mil notas fiscais apresentadas pelos congressistas para obter reembolso da verba indenizatória, destinada exclusivamente à atividade legislativa.
Farra das passagens (II)
Os dados se referem a quatro meses, entre setembro e outubro de 2008, período cujos recibos estão trancafiados em uma sala do Congresso. Lá estão notas fiscais de resorts, hotéis-fazenda, pousadas à beira-mar e restaurantes sofisticados visitados por deputados em Estados diferentes daqueles que eles representam.
Renovação
Mesmo sem eleições municipais, a Câmara de Curitiba pode passar por renovação em 2010. Ao menos um terço dos vereadores da Capital planejam disputar cadeiras na Assembleia no ano que vem. A expectativa nos bastidores da Casa é de que, ao menos, quatro suplentes sejam beneficiados pela eleição dos titulares.
Requião descobre o Twitter
O governador Roberto Requião voltou a criticar a imprensa e os institutos de pesquisa. Desta vez pelo Twitter. Foram três posts bem ácidos no fim de semana, por conta da divulgação de pesquisas eleitorais que colocam o prefeito Beto Richa (PSDB) na frente. “Minhas preces sao para que passem outro periodo sem dinheiro do povo. Acorda mais uma vez PARANA.!!Jornais pouca vergonha!”, escreveu ele em um dos posts. “Quem mente mais ? A Folha de S Paulo ou a Gazeta? alvaro dias com a palavra” , afirma ele. “Alvaro as pesquisas querem o teu figado.gazeta e folha. arre caspite”, diz no Twitter (https://twitter.com/requiaopmdb).
Low Profile
Já o prefeito Beto Richa (PSDB), que está de férias em Foz do Iguaçu com a família, usou o Twitter para agradecer aos paranaenses pelo voto de confiança. Bem low profile.
Parabólica
O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PTB), e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinam hoje , às 10h30, um convênio de aproximadamente R$ 220 milhões do PAC para o Programa Minha Casa Minha Vida. A cerimônia será realizada no Salão dos Atos, localizado no Paço Municipal. A cerimônia será concorrida.
Em alta
Boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que, até as 18 horas de ontem, 141 dos 1.429 voos programados para ontem atrasaram mais de meia hora, o que representa 9,9% do total. Foram canceladas 41 operações (2,9%). Não foi o caos como alguns previam.
Em baixa
Um total de 900 mil eleitores deve voltar às urnas para escolher novos prefeitos, em processo que invadirá o ano de eleições presidenciais. Dados de 26 Tribunais Regionais Eleitorais mostram que, em pelo menos 52 cidades, candidatos eleitos em outubro de 2008 com mais de 50% dos votos válidos tiveram o mandato cassado.