Estive em Recife, acompanhando o jogo do Coritiba contra o Sport. E o torcedor pode ficar injuriado comigo, mas eu tenho minha análise, que vem de encontro ao que eu venho falando desde o início do ano. Claro, obrigatoriamente a diretoria foi atrás de atletas como Joel, que é um atacante que faz gols, foram 15 em 19 jogos pelo Londrina este ano e já tem mais gols em 3 jogos que Keirrison em 2 anos. Mas, mesmo assim, o time vai continuar com aquele problema de elenco. Quando tem desfalques importantes, no fim de semana, sem Zé Love e Alex, o time tem muita dificuldade e vai ser assim até o fim do ano. Com o time completo, dá trabalho. Por isso, não me surpreendo se por acaso aprontar com o Cruzeiro, que perdeu 2 em 3 jogos.

O mesmo posso falar sobre o Atlético. Os dois times tiveram muitos jogadores que saíram do clube sem reposição. O Atlético poderá melhorar com o tempo, em médio prazo o técnico Claudinei Oliveira poderá encontrar um modo de jogar e com essas mesmas peças, pode garantir o clube na primeira divisão, mas será difícil brigar por uma vaga para a Libertadores e se conseguir a vaga, terá que fazer muitas contratações para jogar uma competição como esta. A falta de um meia inteligente é uma velha cobrança que tenho feito e que já está velha.

O Paraná Clube vai juntando os cacos e contra um Avaí líder, nem dá para criticar, porque o time catarinense é o líder da Série B. O Paraná tem força para vencer partidas e subir mais um pouco na tabela, mas conseguir o acesso será uma tarefa mais difícil do que anos anteriores.
Então você acha que estou pessimista com a atual situação dos3 times de Curitiba. Eu respondo SIM. Claro que o comentário acima me dá um pessimismo, porque os clubes passam anos com as mesmas administrações e parecem não evoluir, parecem não aprender com os próprios erros e isso é complicado para o nosso trabalho. Menos gente nos estádios, menos audiência para os jogos, para os programas, isso prejudica o dia a dia deste comentarista e de todos os nossos companheiros. Por isso, quando um menino de 10 anos diz que não torce para um time local, qual seria o argumento que eu poderia usar para convencê-lo a não torcer para um time de fora do estado onde ele nasceu¿

Na verdade, temos que usar os argumentos da história, da família, dizer que o avô dele torce para um time daqui, que é possível ir aos jogos em Curitiba, é possível se orgulhar dos times e ele vai dizer ao pai: É, mas quando foi o último título nacional¿ Quando o time conquistou uma Libertadores¿ E na comparação ao que passa na tevê, certamente os amiguinhos da escola vão vestir camisas de outros times nacionais e da Espanha, França, Inglaterra, os Campeões da Liga dos Campeões, pois os moleques hoje sabem de cor os nomes dos seus ídolos que eles assistem na tevê, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Ibra, Robben…. o futebol globalizado e das tevês a cabo fazem o menino assistir a um jogo de um time local e comparar. Na comparação, é mais legal torcer para um time do exterior, para um time de fora, do que sofrer torcendo para não cair, ou disputar uma Libertadores sem chances de chegar numa semi-final.

É só dar uma boa olhada no número de sócios e de audiência que o time de longe dá em relação ao time da nossa cidade. Escutei reclamação de dirigentes em relação aos números de torcedores presentes nos estádios. Um time competitivo e vencedor é o melhor marketing que um clube pode ter.