O governador Requião sentiu na própria pele, ou melhor, no próprio pé, a dor pelas promessas não cumpridas em seu governo. Ele admitiu, na “escolinha” de ontem, que o aparelho de raio-X do Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná não está funcionando. O governador contou que ele mesmo constatou o problema quando esteve no hospital para fazer uma radiografia do pé, por causa de uma fratura ocasionada pelo desabamento de um palco em Paiçandu, e acabou descobrindo que o equipamento não estava disponível.
Causa própria
O líder da oposição, deputado Élio Rusch criticou a “agilidade” com que Requião determinou a solução do problema em causa própria. “Quando o governador precisou, determinou ‘prioridade absoluta’ das secretarias da Fazenda, da Saúde e do Planejamento para que tomem providências. E as outras pessoas que precisaram do equipamento nos dois anos de atividade do hospital?”, lembrou. Rusch sugeriu que o governador Requião faça “um tour pelos hospitais estaduais para checar as condições dos equipamentos e determinar as substituições ou compras que precisam ser feitas”.
Cadê?
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) ficou intrigado com a não utilização do helicóptero, adquirido recentemente pelo Corpo de Bombeiros, no resgate das vítimas do conflito ocorrido no estádio Couto Pereira no último domingo. Em razão disto apresentou ontem, um pedido de informações ao secretário chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e também ao secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, questionando por que o helicóptero não foi utilizado. “Será que estava em uma outra operação?”, indagou. “Foi preciso a Polícia Rodoviária Federal fazer o resgate aéreo, enquanto que o Paraná possui um helicóptero novinho que ninguém sabe onde estava”. O requerimento será votado na sessão de hoje, já que o líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), pediu seu adiamento ontem.
Metrópole
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, projeto que inclui Jandaia do Sul entre os municípios da Região Metropolitana de Maringá. A liderança do governo ainda tentou argumentar que a proposta era inconstitucional, já que se trata de matéria de iniciativa exclusiva do Executivo. Os deputados, porém, ignoraram a posição do governo, e aprovaram a proposta por 33 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. Emendas à proposta original incluíram mais sete municípios: Lobato e Santa Fé, Flórida, Bom Sucesso, Cambira, Presidente Castelo Branco e Munhoz de Mello.
69 anos
A sessão da Câmara de Curitiba foi interrompida ontem. Os vereadores comemoraram o aniversário de 69 anos do peemedebista Algaci Túlio (PMDB), que levou refrigerantes e salgadinhos.
Fruet no Senado (I)
O vereador Celso Torquato (PSDB) se manifestou ontem contra a retirada da candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB) ao Senado. Torquato argumenta que o PSDB tem em mãos uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisas que mostra Fruet com 36% das intenções de voto, atrás apenas do senador Osmar Dias, que no cenário pesquisado disputaria a reeleição.
Fruet no Senado (II)
Segundo Torquato, em um segundo cenário, sem Osmar, Fruet aparece na frente. O deputado tucano pode acabar sendo rifado pelo próprio partido, que pode negociar a vaga ao Senado para viabilizar a candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) ao governo.
Atraso
O líder da bancada de oposição, deputado Élio Rusch (DEM), afirmou ontem ter recebido informações do presidente da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), Valdir Izidoro Silveira, confirmando denúncia de atraso no pagamento de salários na empresa. De acordo com as informações recebidas, continua pendente o pagamento de metade do salário referente ao mês de novembro.
Displicência
O pagamento referente ao mês de agosto, segundo Rusch, foi pago em duas parcelas, uma no dia três e outra no dia dezoito de setembro. Da mesma forma o salário de setembro, que foi pago integralmente somente no dia dezoito de novembro. “O atraso tem ocorrido desde o mês de agosto. A solução depende de uma alteração orçamentária para a adequação dos problemas financeiros daquela empresa. Não dá para entender porque deixaram chegar a esse ponto. Não é concebível qualquer atraso de salário”, cobrou.
Parabólica
A alta cúpula das Igrejas Evangélicas do Paraná se reuniu na manhã de ontem e decidiu pressionar o Judiciário para que seja punido exemplarmente Eduardo Miguel Abib, que provocou acidente na última segunda-feira em Curitiba, que culminou com a morte de quatro pessoas, sendo dois pastores. Eduardo é filho de Abib Miguel, o Bibinho, diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo testemunhas, Eduardo teria furado um sinal vermelho por volta das 6 horas. No Pajero do filho de Bibinho, que se recusou a fazer o teste do bafomêtro e apresentava sinais de embriaguez (segundo policiais), foi encontrada lata de cerveja.
Os pacientes fumantes que procuram as unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba recebem publicação nova nas mãos. É a cartilha Deixe de precisar do cigarro: dez passos de ajuda para você deixar de fumar. A distribuição dos 40 mil primeiros exemplares começou nesta semana.
Em alta
O retorno da normalidade do clima está beneficiando o desenvolvimento da safra de grãos 2009/10 no Paraná. Neste mês de dezembro, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) prevê uma safra de 29 milhões de toneladas de grãos no Estado, um volume 15,8% maior em relação à safra anterior (2008/09).
Em baixa
Rio Tietê voltou hoje a estar no epicentro do caos provocado pelas fortes chuvas que atingiram a capital paulista e, mais uma vez, serviu de bandeira política para a disputa pré-eleitoral que vem sendo travada, sobretudo por PT e PSDB. No microblog twitter, lideranças do PT voltaram a criticar a gestão tucano-democrata.