A intenção do governador Requião de batizar a recém-criada estação experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Santa Tereza do Oeste, com o nome de um suposto militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), revoltou os produtores rurais da região. Eles prometeram bloquear a PR 163 no próximo sábado, quando acontece a cerimônia de inauguração, como forma de protesto. A fazenda da nova estação foi doada pela Syngenta Seeds depois que a área fora invadida e depredada pelo MST em 2007 e que culminou com a morte de duas pessoas e pelo menos seis feridos.


Funpar
Segundo o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), na ocasião um segurança da propriedade de 25 anos foi morto pelos invasores, bem como um suposto integrante do MST, Valmir Mota de Oliveira, 43 anos, conhecido no movimento como “Keno”, cujo nome Requião pretende homenagear. Keno, porém, diz o deputado, nada tinha de agricultor, mas era funcionário da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) da qual recebia R$ 3 mil por mês. “É esta a pessoa que o governador Requião pretende homenagear”, critica o deputado.


Empolgação
Apesar de vista com desdém até por seus colegas de partido, a pré-candidatura do governador Roberto Requião (PMDB) pegou pelo menos em Fazenda Rio Grande, município da região metropolitana de Curitiba. Levantamento do instituo Paraná Pesquisas aponta que na consulta estimulada, em que é apresentada uma lista de candidatos já com o nome do paranaense, o peemedebista aparece à frente, com 38,84% das intenções de voto, contra 25,94% de José Serra (PMDB) e 10% de Dilma Roussef.  Já na disputa pelo governo do Estado, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), leva vantagem, com 50,43%, contra 22,75% de Alvaro Dias (PSDB) e 12,9% de Osmar Dias (PDT). A pesquisa ouviu 690 eleitores entre os dias 26 a 29 de novembro. A margem estimada de erro é de 4%.


Pega na mentira
O Senado aprovou em primeiro turno o projeto do deputado federal paranaense Osmar Serraglio (PMDB) que incrimina o acusado ou indiciado de mentir ou negar a verdade em um processo judicial, inquérito policial ou civil, juízo arbitral e até diante de comissão parlamentar de inquérito (CPI). Serraglio foi o relator da CPMI dos Correios, que investigou o mensalão que envolveu o PT e partidos aliados ao governo Lula. A proposta também torna crime o falso testemunho e a falsa perícia em processos administrativos.


Jantar
Empresários do Grupo Fenícia – proprietários das Lojas Sax, em Ciudad del Este, no Paraguai – estão organizando um jantar para mil pessoas, neste sábado, em Foz do Iguaçu para homenagear o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).


Eleita
A desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes foi eleita presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Atualmente ela ocupa os cargos de vice-presidente e corregedora. A posse está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2010. 


Enchentes
A Prefeitura de Curitiba precisará investir R$ 269 milhões nos próximos três anos para acabar com o problema das enchentes e alagamentos, que ocorrem em épocas de fortes chuvas. A previsão foi feita pelo secretário municipal de Obras, Mário Tukumi, em reunião na tarde de ontem com o prefeito Beto Richa (PSDB) e os vereadores. Segundo Tukumi, Curitiba precisa de um plano de drenagem metropolitana. Uma das soluções seria construir áreas de escape (espécie de lagoas). Outra seria conter as ocupações desordenadas nos municípios da região metropolitana, que acabam afetando as nascentes dos rios.


Sem terra
A CPI Mista – Câmara e Senado – que investigará os repasses do governo Lula (PT) ao MST terá quatro representantes do Paraná entre os membros titulares: o senador Alvaro Dias (PSDB) e os deputados Abelardo Lupion (DEM), Nelson Meurer (PP) e Dr. Rosinha (PT).


Natal de 2010
Papai Noel estará na Câmara de Curitiba nesta sexta-feira às 15 horas. O bom velhinho foi convidado pela presidência para entregar presentes aos filhos dos funcionários da Casa. Alguns parlamentares prometem entrar na fila e fazer juras de bom comportamento. Tudo para garantir uma cadeira na Assembleia nas eleições do ano que vem.


Revisão da Lei Orgânica (I)
A Comissão de Revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM), instalada em novembro, aprovou, ontem o regimento interno para a condução dos trabalhos. A LOM é o instrumento jurídico que rege as principais normas do município e, de acordo com a proposta da Comissão, deverá ser atualizada. Foi definido também que a próxima reunião já trará o debate de alguns artigos e acontecerá no dia 25 de fevereiro.


Revisão da Lei Orgânica (II)
Para o vereador Paulo Frote (PSDB), , não serão feitas alterações profundas. “Trabalharemos mais com assuntos atuais, de acordo com a simetria constitucional, ou seja, algumas leis devem seguir normas da Constituição Federal”, explica. A ideia é mexer com assuntos atuais, como os relacionados ao meio ambiente. “Enfrentamos o aquecimento global, então veremos o que o município pode fazer para colaborar com a redução”, exemplifica. A Comissão terá duração de 90 dias, prorrogáveis. Serão realizadas reuniões quinzenais, que contarão com a presença de no mínimo oito vereadores


Parabólica
A Santa Casa de Curitiba , o Hospital Evangélico e Hospital de Clínicas participam da campanha de prevenção ao câncer de pele, amanhã. Das 8 às 16 horas, os hospitais terão atendimento dermatológico de graça para a população. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida em todo o País pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os médicos da Santa Casa darão dicas de prevenção e realizarão o diagnóstico precoce da doença. Os pacientes diagnosticados terão consultas agendadas no Ambulatório da Santa Casa para início do tratamento. São esperadas cerca de 600 pessoas. HC estará atendendo pacientes que apresentem lesão na pele e que estejam com a suspeita de câncer de pele.Os pacientes serão atendidos diretamente no hospital.


Em alta
Uma reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  ontem, confirmou o tombamento do conjunto histórico e urbanístico de Paranaguá. Com isso a cidade passa a ter um reconhecimento nacional acerca de sua importância histórica


Em baixa
O  Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu abrir processo criminal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). A partir de agora, o congressista tucano é réu numa ação penal e será julgado por suspeita de envolvimento com os crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Por 5 votos a 3, o STF aceitou a denúncia.