SÃO PAULO, SP – O órgão do governo chinês que controla a mídia do país avisou as emissoras de TV que elas não devem veicular programas com estrelas de “má reputação”. A medida é mais uma na série de pressões que os chineses têm aplicado na indústria do entretenimento local. As informações são da revista “The Hollywood Reporter”.

No início desta semana, por exemplo, o cineasta Wang Quan’an, vencedor do prêmio Urso de Ouro do Festival de Berlim, foi preso por “pagar por sexo”. No mês passado, o filho do astro do kung fu Jackie Chan, Jaycee Chan, também foi detido por porte e uso de maconha. A Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio e TV, órgão que regula a mídia chinesa, fez o aviso aos canais de TV de maneira informal, em comunicado enviado às empresas. Segundo a imprensa do país, uma proibição formal do uso de famosos de “má reputação” na TV deve ser anunciada em breve.

A regra deve ser aplicada em novelas, séries, filmes e programas de entretenimento. Desde a prisão do filho de Chan, diversas empresas cinematográficas e televisivas já se comprometeram a não utilizar em seus projetos pessoas que tenham envolvimento com prostituição, jogos ou uso de drogas.