Desde maio o Coritiba não conseguia duas vitórias consecutivas nesta temporada. Neste domingo (3), diante do Corinthians, era a chance de conseguir a terceira vitória – e, de, quebra, sair da zona de rebaixamento. Não deu certo. O time paranaense, mesmo em casa, não passou de um empate em 0 a 0 contra o adversário. A partida era válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Coritiba não conseguiu sair da zona de rebaixamento. Ficou com 11 pontos, em 17º lugar. Se vencesse, o time paranaense aparecia fora da zona de degola. O empate brecou uma ascensão obtida na última semana — o time bateu o Grêmio (3 a 2), fora de casa, pelo Brasileirão, e o Paysandu (2 a 0), pela Copa do Brasil.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Fluminense, às 21 horas de sábado (9), no Rio de Janeiro. Para esse jogo, os coxas-brancas não contam com o zagueiro Luccas Claro e o atacante Zé Eduardo, que levaram o terceiro cartão amarelo neste domingo.

Jogo
Tanto Coritiba quanto Corinthians entraram em campo com as camisas listradas. O meia Alex até pediu ao árbitro a troca por parte do visitante, mas não foi atendido.

Em relação à partida anterior, o Coritiba tinha apenas uma mudança: a entrada de Reginaldo. Com ele, o lateral Norberto passou para o meio-de-campo, em lugar de Robinho, fora de combate. Com essa formação, armado num 4-4-1-1, o time paranaense imprimiu marcação sob pressão e saída rápida nos primeiros minutos. Nos cinco primeiros minutos, criou duas oportunidades ao roubar bolas no campo de ataque.

Aos poucos, porém, o Corinthians assentou o jogo e conseguiu bloquear as ações ofensivas dos coxas-brancas. Com isso, os dois times começaram a apostar em ligações diretas entre a defesa e o ataque. Foram 21 tentativas do Coritiba e 26 do adversário, e ninguém teve sucesso. No lançamento mais bem sucedido, Romarinho recebeu livre, na área, mas perdeu a bola para Vanderlei, que saiu por baixo. O Corinthians pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou. “Eu tirei a mão, ele (Romarinho) deixou o corpo”, comentou o goleiro Vanderlei – que, nos minutos finais, fez boas intervenções e evitou que o time paulista abrisse o placar.

O segundo tempo começou sem mudanças. Tanto o craque coxa-branca Alex quando o técnico do Corinthians, Mano Menezes, declararam que “é preciso jogar mais” que o apresentado no primeiro tempo. Pelo menos no começo, o time paranaense não apresentou nada de mais e jogava da mesma forma. Já o Corinthians tentava tocar mais a bola. E até mudou o time para atender a essa proposta, ao trocar o atacante Romero pelo meia Renato Augusto, aos 12 minutos.

Aos 17 minutos, o técnico Celso Roth fez a primeira alteração no Coritiba, ao trocar o meia Dudu pelo volante Helder, com a ideia de reforçar a marcação. Em seu primeiro lance, Helder lançou Zé Eduardo, que sofreu falta de Fagner — o jogador do Corinthians acabou expulso aos 20 minutos.

Com um jogador a mais, o Coritiba lançou mão do atacante Geraldo em lugar do volante Germano, aos 25 minutos. Ao mesmo tempo, Jádson saiu para a entrada do lateral-direiro Guilherme Andrade. Pouco depois, Zé Eduardo sentiu uma lesão ao disputar uma bola pelo alto e deu lugar a Keirrison.

Nos 15 minutos finais, o Coritiba até pressionou. Mas o Corinthianbs soube se fechar. Prova disso é que, nesse período, os coxas-brancas conseguiram somente uma finalização (de Alex, para fora), mesmo com um jogador a mais. No jogo inteiro, foram apenas quatro (três no gol), contra dez (quatro certas) da equipe paulista.

 

Coritiba 0 x 0 Corinthians
Coritiba
Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano (Geraldo), Norberto, Dudu (Helder) e Alex; Zé Eduardo (Keirrison). Técnico: Celso Roth
Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jádson (Guilherme Andrade); Romarinho (Luciano) e Ángel Romero (Renato Augusto). Técnico: Mano Menezes.
Cartões amarelos: Romero, Zé Eduardo, Fagner, Alex e Luccas Claro
Expulsão: Fagner (20-2º)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo

Lances do jogo
Primeiro tempo
3 – Alex cobra falta a 20m do gol e manda no alto. Cássio faz boa dfesa
8 – Jádson recupera uma bola na intermediária e finaliza. A bola vai para fora
11 – Vanderlei pega uma bola chutada por Gil. Ao tentar repor, Romero tira a bola dele e marca. O árbitro dá cartão amarelo ao jogador do Corinthians
19 – Após contra-ataque, Norberto recebe de Zé Eduardo, avança e arrisca de fora da área. Cássio defende em dois tempos
28 – Petros arrisca de fora da área. Vanderlei põe para escanteio. Após a cobrança, Jádson arrisca do bico da área. A bola leva perigo e sai à esquerda
35 – Petros lança Romarinho, livre, na área. Vanderlei sai aos seus pés e trava a jogada. O Corinthians pede pênalti. O árbitro manda seguir
41 – Jádson cobra escanteio, Romero cabeceia e Vanderlei pega
46 – Jádson cobra falta no ângulo esquerdo. Vanderlei defende
47 – Jádson cobra escanteio. Gil cabeceia e Vanderlei salva
Segundo tempo
11 – Romarinho é lançado, ganha de Luccas Claro no corpo a corpo e chuta por cima do gol
16 – Bola alta na área do Coritiba. Vanderlei sai e afasta; na sequência, ele se choca com Petros
23 – Norberto puxa contra-ataque e rola para Reginaldo, que chuta de primeira. A bola vai fraca e Cássio pega fácil
32 – Renato Augusto arrisca de fora da área. Vanderlei pega
35 – Reginaldo cruza. A zaga afasta mal. Alex arremata de primeira, de fora da área, e manda à direita do gol