MARINA ESTARQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As mulheres são mais detalhistas e fazem pesquisas mais amplas na hora de comprar um imóvel, segundo levantamento do portal imobiliário VivaReal. O público feminino representa 63% das buscas no site. Se a compra é feita por um casal, a mulher faz a maior parte do processo e o homem entra no fim. Ele participa, porque é uma decisão de família, mas as mulheres passam mais tempo no site e olham mais páginas, porque gostam de ver mais opções, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de produto. Os dados foram apresentados na segunda edição do Conecta Imobi, evento voltado para o mercado imobiliário, realizado entre terça (12) e quarta-feira (13) em São Paulo. De acordo com a pesquisa, a segurança 24 horas é a característica mais valorizada para a compra de um imóvel, seguida da possibilidade de ter animais de estimação e vaga na garagem. Piscina, academia e serviço de faxina ficaram atrás, quase empatados. Foi uma surpresa para nós descobrir que a piscina importa quase tanto quanto a faxina, que raramente é oferecida pelos condomínios. Esse serviço costuma existir apenas em flats. Entretanto, 16% dos consumidores consideram isso relevante para a compra, diz Iannuzzi. Os jovens entre 25 e 34 anos representam boa parte das buscas (40%). Eles usam mais a Internet para compras. É o público que está saindo da casa dos pais e procura o primeiro imóvel. COMPRA E VENDA A maior parte das pessoas preferem a compra e não o aluguel. Apesar disso, a oferta de imóveis para a venda é maior do que para aluguel, o que faz com que este tipo de negócio seja fechado mais rápido inclusive por ser uma transação menos burocrática e mais de curto prazo. Com a mudança das regras de financiamento pela Caixa Econômica Federal, a tendência é que diminua a compra e aumente a busca por aluguel, avisa Iannuzzi. Esse descompasso entre oferta e demanda se nota também no tamanho e preço das propriedades. Apenas 30% dos anúncios é de imóveis abaixo de R$ 350 mil. Enquanto 60% dos consumidores quer realizar uma compra com preço inferior. O mesmo vale para o número de quartos e a metragem do imóvel. Há muita oferta de tamanhos grandes, mas pouca demanda. Esse é um cenário que os novos lançamentos estão tentando resolver, apostando cada vez em de estúdios e apartamentos de um quarto. CELULAR E VÍDEO O número de buscas por dispositivos móveis crescem rapidamente, atingindo 37% das visitas ao site. Há dois anos representava apenas 10%. A VivaReal estima que, em três anos, os acessos por celular vão ultrapassar os realizados através do computador, chegando a 70%. O aumento do uso mobile também foi destacado na palestra do executivo do Setor Imobiliário do Google, Igor Lima. A navegação das pessoas na Internet vai ser através daquela tela menor. As pesquisas são cada vez mais realizadas na rua, pelo celular, então a geolocalização será muito importante, explica Lima. Ele ressalta também o papel crescente dos vídeos no mercado imobiliário. Segundo o Google, 64% das pessoas interessadas em comprar um imóvel usam o Youtube para ter mais informações. É a segunda ferramenta de busca imobiliária, após o Google. O brasileiro nasce com uma televisão em casa e a nossa criação é muito visual. Quando a gente vai tomar uma decisão séria, como comprar um imóvel, queremos ver vídeos de uma unidade decorada, por exemplo. Ou do bairro, mostrando os restaurantes e espaços de lazer disponíveis, explica Lima.
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