O ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi eleito ontem o novo governador do Paraná. Com mais de 400 mil votos de diferença do segundo colocado, o senador Osmar Dias (PDT), Beto conquistou a preferência do eleitorado paranaense com 52,44% dos votos válidos (mais de três milhões de votos). A campanha foi tensa no Paraná, com a troca de acusações entre os dois principais adversários e impugnação de pesquisas. De qualquer forma, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou poucas ações de pedidos de resposta e realizou pequenas apreensões de material apócrifo em todo o Paraná. A campanha foi dura em todo o Paraná, lutamos contra a máquina adminstrativa dos governos federal e estadual, mas fizemos uma campanha limpa e transparente e conseguimos o reconhecimento nas urnas, disse Fernanda Richa, mulher de Beto Richa.

O Paraná é o sexto maior colégio eleitoral do Estado, com 7,6 milhões de votos e tem como um dos maiores redutos eleitorais os municípios de Curitiba e Região Metropolitana, onde Beto Richa teve mais de 60% dos votos válidos. Em Curitiba, trabalharam 18 mil mesários em 3.605 seções eleitorais e com a substituição de 87 urnas. Foi um período de trabalho intenso, mas que nos garantiu lisura. Conseguimos fazer um bom trabalho de fiscalização, retirando das ruas os cabos eleitorais que fizeram boca de urna. Não vimos momentos mais sérios de compra de votos, apenas detectamos pequenas ocorrências e conseguimos um trabalho ágil na apuração dos votos, comemorou a desembargadora Regina Portes, presidente do TRE.

Em todo o Paraná, foram detidas 127 pessoas durante o período de votação. Destas 31 foram na Grande Curitiba e todas por boca de urna. No interior foram presas pessoas comprando votos (em Mamborê, no interior do Estado) e um candidato a deputado federal Zeca Dirceu (PT, eleito) foi detido por boca de urna em Campo Mourão e foi encaminhado para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos. Na delegacia, Zeca Dirceu alegou que não estava fazendo boca de urna, apenas conversava com os eleitores. Durante o dia, a coligação de Osmar Dias entrou com uma representação no TRE pedindo a retirada dos crachás dos fiscais da coligação de Beto Richa, que estavam maiores do que o permitido pela Legislação Eleitoral. O pedido foi acatado pelo TRE, mas nenhum fiscal foi pego usando crachás nas dimensões reclamadas.

Para Beto Richa, estas eleições foram a mais difícil de sua história. Eu tive que lutar contra a máquina do PT e da presidência da República, contra parte da imprensa, contra todo mundo e com menos recursos conseguimos mostrar para a população nossas propostas. Não vou guardar mágoas de ninguém, mas quero governar este estado para todos que confiaram em mim, para todos que me deram o voto acreditando no que eu estava falando, afirmou ele. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), foi acompanhar Beto na entrevista de imprensa e se disse feliz com o resultado nas urnas. A gente tinha pesquisas internas que mostravam que Beto venceria essa eleição. Vamos trabalhar juntos para desenvolver o Paraná e promover a mudança que tanto precisamos, declarou Ducci.

O presidente do PSDB do Paraná, Valdir Rossoni, criticou as pesquisas eleitorais que seriam divulgadas no Paraná e disse que vai se colocar como o responsável pela censura às pesquisas. O governador Beto Richa é um político promissor, é um jovem político que foi criticado pela imprensa nacional por causa de uma decisão que não foi só dele, foi do partido. Se alguém tem culpa fui eu, que sou o presidente do PSDB e resolvi bloquear as pesquisas junto com os advogados da coligação. E resolvemos fazer isso e estávamos certo quando o fizemos porque vimos que a metodologia estava equivocada, prova disso é o resultado das urnas, ponderou Rossoni.

Oposição
O candidato do PSol, Luiz Felipe Bergmann, disse que esperava a vitória de Osmar Dias e se sentiu decepcionado com o resultado. Acho que agora a militância do PT precisa colocar a mão na consciência e ver o que fez. Não votar em Osmar foi entregar o Estado para os tucanos.

 

O resultado

Os votos para o governo do Estado
Candidato    Partido    Votos    Porcentagem

Beto Richa     PSDB     3.039.207     52,44%
Osmar Dias     PDT     2.644.320     45,63%
Paulo Salamuni    PV     81.573     1,41%
Luiz F. Bergmann    PSOL    18.824    0,32%
Avanilson     PSTU     4.041    0,07%
Amadeu Felipe    PCB     3.826     0,07%
Robinson de Paula     PRTB     3.641     (0,06%)
Brancos         215.465     (3,4%)
Nulo         334.943     (5,28%)
Abstenção         1.250.376     16,46%