Apenas parte da frota dos ônibus esta circulando nesta quarta-feira, 28, terceiro dia da greve de motoristas e cobradores. De acordo com registro do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, 80,28% da frota está nas ruas neste início de quarta-feira. Essa medição foi realizada às 8 horas desta quarta-feira (27). De acordo com decisão do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em audiência conciliatória na tarde desta terça-feira (27), o serviço deveria ser prestado desde a tarde de ontem com 80% da frota.

Esse porcentual foi atingido apenas na manhã desta quarta. Até as 22 horas de terça circulavam 153 carros, ou 14,75% da frota para este horário, que seria de 1037 ônibus.

O CCO registra problemas de circulação das linhas nos pontos próximos ao protesto dos metalúrgicos da Grande Curitiba (CIC, Campo Comprido, BR 277 em São José dos Pinhais), além de carros abandonados com pneus vazios nos terminais do Barreirinha e Santa Cândida que impedem a saída de outros ônibus.

Em função do protesto dos metalúrgicos, o terminal do Caiuá está isolado e no Campo Comprido não chegam alimentadores, porém os expressos estão saindo normalmente. A empresa Almirante Tamandaré ainda não colocou ônibus na rua.

Os carros cadastrados para o transporte alternativo, que operaram nesta segunda (26) e terça-feira (27), não poderão mais transportar passageiros, assim como circular nas canaletas ou cobrar valores.

TRT

A audiência conciliatória no TRT, na tarde de terça-feira, teve a presença de representantes dos sindicatos dos motoristas e cobradores (Sindimoc), das empresas de transporte coletivo (Setransp), Urbs e Comec.

Com a garantia pelo governo do Estado de depósito de R$ 5 milhões até quinta-feira (29), recurso que irá para o pagamento da quinzena salarial dos trabalhadores, foi possível o acordo. A frota volta a rodar em 100% quando o dinheiro for depositado. O governo do Estado deve, no total, R$ 16,5 milhões para a Rede Integrada de Transporte, referente à operação das linhas metropolitanas.

A categoria está paralisada desde a madrugada de segunda-feira (26) e reclama de atrasos referentes ao pagamento do adiantamento quinzenal, conhecido como ‘vale’.

No início da manhã desta quarta, por volta das 6h, já era possível perceber que os veículos estavam retornando aos poucos. Entretanto, em algumas empresas, alguns motoristas ainda insistiam em barrar a saída dos veículos – como ocorreu nos dois primeiros dias da paralisação.

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) afirmou que todos os trabalhadores vão cumprir com a decisão da frota mínima ao longo do dia.