SÃO PAULO, SP – O presidente da Federação Holandesa de Futebol (KNVB), Michael van Praag, 67, anunciou nesta segunda-feira (26) sua intenção a concorrer na eleição presidencial da Fifa, em maio deste ano.
Em comunicado, a KNVB disse que o dirigente já conseguiu apoio das cinco federações nacionais de que necessita para oficializar a candidatura e que irá enviar a documentação à Fifa nesta terça.
O anúncio da candidatura de Van Praag acontece pouco depois de o presidente da entidade e candidato à reeleição, Joseph Blatter, declarar que a Uefa não tinha coragem de lançar alguém para enfrentá-lo.
O holandês é membro do comitê executivo do órgão europeu e uma espécie de braço direito do francês Michel Platini, mandatário da Uefa, que desistiu de enfrentar Blatter no próximo pleito.
Além do atual presidente e de Van Praag, a eleição da Fifa tem outros três pré-candidatos: o príncipe Ali Bin Hussein, da Jordânia e integrante do comitê executivo da entidade, o ex-jogador francês David Ginola e Jérôme Champagne, também da França.
Cada um deles têm até quinta (29) para mandar à entidade um documento que comprove que sua candidatura tem o apoio de pelo menos cinco das 209 associações nacionais filiadas ao órgão.