Londrina realizou um mutirão contra a dengue neste sábado (26). Desde as 8 horas o Mutirão Integrado de Combate à Dengue percorreu o quadrilátero entre as ruas Duque de Caxias, Avenida Brasília, Rua São Vicente e rua Belém, centro da cidade.  A região que compreende 18 bairros e 2.620 domicílios foi escolhida porque está entre as com maior índice de infestação do mosquito  transmissor da dengue, acusando segundo o LIRAA, índices superiores a 13% — o índice indicado pela OMS é de 1%. A ação seguiu até as 14 horas.

O mutirão fez parte do cronograma de ações da Campanha Integrada de Combate à Dengue deflagrada no início da semana pela Prefeitura de Londrina. Criada com o objetivo de desenvolver um trabalho continuado e permanente, ela envolve as secretarias de Saúde, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, além da Sercomtel. A coordenação é da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Todas as secretarias que estão nesta operação conjunta colaboram com estrutura física e recursos humanos. A estrutura da CMTU para limpeza dos ecopontos, pontos de despejo irregular de resíduos e terrenos baldios, que conta hoje com 13 caminhões e duas pás carregadeiras, recebeu o reforço de seis caminhões da Agricultura e SEMA, além de uma pá carregadeira.

O mutirão contou com uma equipe de mais de 160 funcionários das secretarias, SEMA e CMTU, entre agentes de trânsito, agentes de fiscalização e agentes de saúde. Sercomtel e Sanepar também atuaram como parceiros no mutirão dando apoio logístico e físico.