Os meios políticos paranaenses, já normalmente propício a boataria, estão ainda mais carregados de notícias plantadas, blefes e previsões de toda a espécie nesse período que antecede o prazo final para definição de alianças e candidaturas. Uma hora os tucanos garantem que o acordo para que Osmar Dias (PDT) seja candidato a reeleição para o Senado e apoie Beto Richa (PSDB) para o governo está sacramentado. Na outra, petistas e peemedebistas dão como certa a desistência do governador Orlando Pessuti em favor de Osmar, para viabilizar a coligação da base aliada de Lula no Paraná. À boca pequena, ambos os lados admitem que ninguém sabe exatamente o que vai acontecer.

Livre para voar
Mas em São Paulo, o secretário nacional do partido, Manoel Dias, disseque não existe qualquer possibilidade de intervenção no Estado, referindo-se no caso de Osmar Dias sair candidato à reeleição para o Senado, na chapa encabeçada pelo tucano Beto Richa.

Convidados
Richa aproveitou a convenção nacional do PSDB em Salvador, no sábado, para convidar José Serra, o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do partido, e Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, para participarem da convenção do PSDB paranaense, no sábado, em Curitiba. Até lá espera ter fechado acordo com Osmar Dias.

Listão
Prefeitos e ex-prefeitos de municípios paranaenses, que pretendem disputar as eleições 2010, estão ansiosos pela divulgação da lista de gestores com pendências elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A relação foi encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), que analisará cada caso e decidirá quem terá a candidatura barrada. Especula-se que a lista tenha mais de 1,6 mil nomes.
 

Sonho meu
A expectativa é de que a Justiça decida ao longo da semana se aceita ou não o pedido do Ministério Público (MP/PR) para afastamento do presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM) e do primeiro secretário, Alexandre Curi (PMDB). De acordo com o regimento do Legislativo, se o presidente for deposto até seis meses antes do final de uma legislatura, uma nova eleição será realizada para definir o substituto. Ou seja, se Justus cair até o próximo dia 30, Antonio Anibeli (PMDB), que é o primeiro vice-presidente, assume temporariamente. Nos bastidores da Casa, o ex-líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), já se articula para disputar a eleição e herdar a cadeira de Justus.

Politicalhões?
O senador Alvaro Dias (PSDB) afirmou ontem em discurso que causou surpresa a afirmação do presidente Lula na convenção do PT, no domingo, quando disse esperar que as oposições não façam jogo rasteiro, inventando dossiês todo dia. O senador paranaense taxou a afirmação de esdrúxula. O presidente, ao nosso ver, de forma desonesta intelectualmente, tentou responsabilizar a oposição pelos dossiês. Como é que a oposição faria dossiês contra ela mesma?A prática de dossiês é fascista, é covarde, é coisa de politicalhões.

Contratações
A Justiça da 3ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu concedeu liminar que obriga o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), a cancelar o contrato com a Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que administra o Hospital Municipal, por ilegalidades na contratação de funcionários. Eles têm noventa dias para cumprirem a decisão, caso contrário, terão de pagar multa de R$ 10 mil por trabalhador em situação irregular.  A ação do Ministério Público do Estado e do Ministério Público do Trabalho.

Gianoto
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Maringá teve ciência na última semana de duas decisões judiciais que atendem ações impetradas pelo Ministério Público e que resultaram na condenação por ato de improbidade administrativa do ex-prefeito da cidade, Jairo Morais Gianoto, do ex-secretário da Fazenda, Luis Antônio Paolicchi, e dos ex-servidores municipais Jorge Aparecido Sossai, então contador, e Rosimeire Castelhano Barbosa, ex-tesoureira, entre outros réus. Eles foram condenados por desvios de verba pública que somam cerca de R$ 50 milhões (valores da época). As sentenças foram proferidas em 12 de março de 2010, pelo juiz Mario Seto Takeguyma, da 1ª Vara Cível de Maringá.

Parabólica
O município de Cascavel passa a ser a capital administrativa do Estado nesta  quinta (17). Mais de 90 municípios participarão da 5ª edição da ação de interiorização de governo.
Em uma espécie de mutirão, o governador Orlando Pessuti e cerca de trinta secretários de estado terão audiências .

Em alta
Acusado de envolvimento com a um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, foi demitido do cargo pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Em nota, o ministro observou que ele poderá melhor promover sua defesa.

Em baixa
O deputado federal Nelson Trad (PMDB-MS) agrediu uma equipe do CQC, da Band, dentro do Congresso Nacional, de acordo com a equipe do programa.
A equipe não registrou boletim de ocorrência, mas as imagens foram ao ar ontem  à noite, na Band.