Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Antonio Anibelli (PMDB) criticou ontem os parlamentares que participaram do ato público promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite da última terça-feira, na Boca Maldita, em Curitiba. É uma manifestação que ofende a Casa. Os deputados que compareceram traíram a dignidade do Legislativo, alegou. Com a característica sutileza, Anibelli questionou até a participação de membros do alto clero da Igreja Católica no movimento. Deveriam cuidar dos problemas da igreja, cobrou.

Cabresto
Um dos parlamentares que esteve na manifestação, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) rechaçou as críticas do peemedebista. Como não tenho cabresto, não me enquadro no que ele falou, rebateu o petista. Problema é quem não assume posição sobre nada, defendeu. Além de Veneri, estiveram no ato os deputados Ney Leprevost (PP), Marcelo Rangel (PPS) e Neivo Beraldin (PDT).

Louco
Anibeli também atacou o o deputado federal Dr. Rosinha (PT), que defende que todos os ex-presidentes da Assembleia sejam investigados por suposta participação no esquema de desvio de dinheiro público. Dr. Rosinha deve estar louco. Aquela operação do coração que ele teve deve ter feito mal a sua mente. Ele foi deputado conosco e não pode, agora que está no Congresso Nacional, querer cuspir em cima de nós. Acho que deveria ter investigado a Mesa enquanto era deputado. Ou deveria viajar menos para fora do país, pois é um dos deputados que menos compareceu em Brasília. Deve respeito a nós, disparou.

Pode?
O deputado Jocelito Canto (PTB) questionou ontem a presidência da Assembleia se servidor nomeado em liderança partidária pode prestar serviço voluntário fora da Casa. A pergunta de Jocelito tem alvo certo: O PPS e seu presidente Rubens Bueno, que garantiu que Antônio Moreno Filho presta serviços voluntários ao partido nas horas de folga da Assembleia. Na semana passada, blogs políticos denunciaram que Moreno, apesar de nomeado assessor da liderança do PPS no Legislativo, prestava serviço de motorista particular de Bueno. O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), prometeu responder por escrito a Jocelito.

Acomodação
Deputados do baixo clero da Mesa Diretora da Assembleia apresentaram ontem requerimento dirigido à Mesa Executiva da Casa, para que sejam demitidos todos os servidores ocupantes de cargos de comissão que foram remanejados dos gabinetes parlamentares para a administração do Legislativo. E que sejam discriminados quantos cargos foram preenchidos e a lotação dos mesmos na administração da Assembleia. Os autores do requerimento alegam que diante do limite de no máximo 23 cargos em comissão por gabinete, muitos deputados teriam acomodado assessores em cargos da administração da Casa.

 

Segunda vaga
Diante do impasse nas negociações com o PT, o PMDB já anuncia a intenção de lançar dois candidatos ao Senado. Além do ex-governador Roberto Requião, o partido cogita lançar o ex-deputado estadual Renato Adur. É um nome que tem trânsito fácil no partido, entre os deputados e prefeitos, aponta o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi.

824 ideias
A comunidade apresentou 824 sugestões ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem. Ao analisar as propostas, se constatou maior participação de moradores no Bairro Novo, com 262 sugestões, Cajuru (302), Pinheirinho (130) e Santa Felicidade (94). De acordo com o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o documento será votado em primeiro turno no dia 23. E, em segunda discussão, em 28 de junho. Após a aprovação, a LDO servirá de base para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), no segundo semestre, também com participação comunitária. O projeto da LDO fixa as diretrizes para elaboração do Orçamento do ano que vem, com as prioridades de investimentos da cidade. O documento prevê receita total de R$ 4,49 bilhões.

Pré-congresso
De hoje até sábado, Curitiba será sede do pré-congresso do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais. No evento, que vai reunir vereadores do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru, serão discutidos planejamento urbano, segurança pública, meio-ambiente e transporte público.

Parabólica
O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou, em auditoria, problemas na utilização dos recursos transferidos para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados de MG, PA, PR, PI, MT, RS, RJ e SP. Entre as deficiências mais relevantes, destacam-se a ausência de atualização física e financeira por parte das secretarias de saúde, persistência da informalidade da contratação de serviços de saúde e a falta de um sistema informatizado.

A empresa Net Londrina está proibida pela Justiça de fazer a cobrança pela instalação de pontos extra de TV a cabo. A decisão atende ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da comarca, proposta em novembro de 2006. No entendimento do Ministério Público, a cobrança é abusiva por exigir do consumidor vantagem excessiva.]

Em alta
Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, ainda que  com 15 ressalvas, as contas do governo federal referentes a 2009. O documento segue agora para votação no Congresso Nacional.  Entre as ressalvas estão deficiências nos dados sobre programas de governo.

Em baixa
Mais da metade das dívidas dos clubes de futebol do Brasil são com o governo. E o valor só vem crescendo. Essa é uma das conclusões de um estudo feito pela empresa de auditoria Casual Auditores, especializada em clubes de futebol, junto à Parker Randall, e apresentado ontem.