O governador Requião continuou ontem a usar o twitter para rebater, no velho estilo, os que o criticam. A um internauta que reclamou da falta de segurança e afirmou que o secretário Luiz Fernando Delazari seria a “vaquinha de presépio” do peemedebista, Requião respondeu singelamente: “Nao meu bem minha vaquinha e vc”. A outro o governador classificou de “moleque” e recomendou que não agisse como “deficiente mental”.


Compostura
A falta de compostura de Requião não surpreende quem conhece e acompanha a trajetória política do peemedebista. Ao longo do tempo, o governador transformo truculência e falta de educação em marketing pessoal. O uso intensivo do twitter, porém, está escancarando de vez a absoluta incapacidade de Requião de lidar com o contraditório.


Quem é quem
Mas nem só de xingamentos, e campanha antecipada é feito o twitter do governador. Ontem ele anunciou também que em fevereiro, o governo pretende publicar os salários de todos os funcionários públicos do Estado na internet. Resta saber se isso incluirá os áulicos e bajuladores profissionais que ninguém sabe o que fazem no governo.


“Dá pra encarar”
O prefeito Beto Richa (PSDB) parece mesmo disposto a correr o risco de deixar a Prefeitura em abril para concorrer ao governo. As recentes pesquisas, que mostram um empate técnico entre Richa e o senador Osmar Dias (PDT), não amedrontam. “Acho que as pesquisas foram favoráveis e dá para encarar”.


Adversários
O clima deve esquentar no encontro do PSDB do próximo dia 18 para definir o candidato ao governo. Um dos postulantes, senador Álvaro Dias, já avisou que não leva em consideração as pesquisas – Datafolha, Ibope e Paraná Pesquisas – divulgadas no final do ano passado. Dias alega que seu nome não pode ser incluído no mesmo cenário que o irmão Osmar Dias (PDT), já que os dois teriam um acordo para não se enfrentar. Informado sobre o posicionamento de Alvaro Dias, um cacique tucano questionou: “Quem ele quer ter como adversário? Só o Pessuti? Ou o Melo Viana?”.


Insônia
A troca de farpas entre o vereador Professor Galdino (PSDB) e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) tem tirado o sono de deputados tucanos e peemedebistas que têm trabalhado nos bastidores para que as duas legendas sejam aliadas nas eleições de outubro. Tudo começou quando Galdino acusou Pessuti de ter gastos mais de R$ 5 mil em seis dias de viagem as Bahamas, quando foram sorteadas as subsedes da Copa do Mundo de 2014.


Vizinhos
O ministro Reinhold Stephanes (PMDB) e o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB) agora são vizinhos de escritório político. Stephanes, que pretende disputar a reeleição para a Câmara Federal, agora é inquilino no mesmo prédio que Loures mantém seu QG no Centro Cívico.


Dinheiro garantido
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) manteve contato, ontem, com o Ministério do Esporte e ouviu do ministro Orlando Silva e do assessor especial Ricardo Gomyde que o corte de R$ 1,8 milhão feito no Orçamento da União deste ano não afetará a programação financeira para o Mundial de 2014. Segundo o parlamentar, presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, o ministro garantiu que “essa restrição no Orçamento não implica nenhuma mudança na estratégia do governo federal.” De acordo com Mario Celso, os recursos cortados seriam utilizados em obras de infraestrutura no País, atingindo outras previsões e não as programadas para a Copa. “Os recursos planejados para as 12 cidades-sedes continuam mantidos”, completou.O ministro Orlando Silva esteve reunido, em Brasília, com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira; o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado; o sub-chefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos, e o assessor especial do Ministério do Esporte para o futebol, Alcino Rocha. O assunto tratado foi o projeto de lei tributária, com isenções para a Copa do Mundo 2014. 


Reunião marcada
Na próxima semana, a princípio no dia 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber, em Brasília, os governadores e prefeitos das 12 cidades indicadas como sedes. Neste encontro, com a presença dos ministros envolvidos nas ações relativas à Copa do Mundo 2014, serão definidos valores e programação financeira proposta pelo governo federal. E no dia 26 deste mês, será lançado um programa chamado de “Bolsa Copa”, com um pacote de ações visando reforçar o esquema de segurança do Mundial e também das Olimpíadas 2016.


Parabólica
O Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-Pr) elegeu e empossou a nova presidente e o vice-presidente para o exercício de 2010, escolhidos pelos novos conselheiros da entidade, na última terça-feira.  A economista Maria de Fátima Miranda, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi eleita para assumir o cargo de presidente do Corecon-Pr.


Idealizada para difundir o conhecimento e aprimorar a administração municipal e estadual, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná obteve a participação de 9.767 pessoas nos cursos de capacitação, seminários, palestras e outros eventos promovidos ao longo de 2009. Em 2008, ano de criação da EGP, o número de beneficiados foi de 10.030.



Em alta
As atividades do projeto Mulheres da Paz, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério da Justiça, começarão na segunda-feira (11), com uma aula inaugural da gestora do projeto, Júlia Cordelini, da Secretaria Municipal da Saúde. A solenidade acontecerá das 14h às 17h no anfiteatro do Colégio Novo Éden, no Bairro Novo.


Em baixa
O excesso de peso dos caminhões causa prejuízos , mas também coloca em risco a vida dos usuários. Esta é uma afirmação do Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Paraná, Fernando Klein Nunes, que explica que cargas 30% mais pesadas que o permitido diminuem de dez para dois anos a vida útil do asfalto.