Café Supernova (Crédito das fotos: Camila D'Orazio.)

Café Supernova (Crédito das fotos: Camila D’Orazio.)

Existe um novo lugar no Batel para os amantes de café. É a recém-inaugurada Supernova Coffee Roasters, uma cafeteria que oferece grãos de várias origens do Brasil e do mundo, além de muita informação sobre o universo dos cafés especiais.

O espaço, que fica na rua Coronel Dulcídio, realiza a própria torra do grão verde, que vem direto do produtor para dentro da loja. O modelo foi inspirado nas microtorrefações da Costa Oeste norte-americana (cidades como Seattle, Portland e San Francisco), que controlam todo o processo desde a lavoura até a xícara, permitindo que o produto seja consumido da maneira mais fresca possível.

As bebidas do Supernova são servidas utilizando grãos que saíram no máximo a 20 dias do torrador, pois ainda estão no auge de aroma e sabor. Além disso, oferece um menu especial que utiliza cafés de microlotes do Brasil e até mesmo importados, especialmente do leste da África (Etiópia, Quênia, Ruanda e Tanzânia). A ideia veio de um dos proprietários, o empresário Luiz Eduardo Melo, após uma viagem de negócios ao continente africano em 2014.

Sem wi-fi: o negócio é  conversar

Sem wi-fi: o negócio é conversar

O então apreciador e estudioso de cafés especiais ficou encantado com a produção dos grãos na África e percebeu que era hora de transformar a paixão em negócio. Foi aí que decidiu convidar o amigo Bruno Regalo, publicitário e sócio da premiada agência Candy Shop, para encarar o desafio de criar a marca e um conceito que trouxesse novos ares para o mercado de cafés especiais no Brasil.

Fachada da loja Supernova

Fachada da loja Supernova

Depois de quase um ano trabalhando no projeto e na obra da loja, o Supernova abriu as portas em janeiro de 2016 com a proposta de ser um lugar para se fazer uma pausa e refletir sobre as coisas boas da vida, dentre elas, é claro, o café. “Queremos nos aproximar dos clientes, propondo um espaço para troca de ideias que vão além da temática do café e proporcionar um momento de reflexão para as coisas do mundo real, por isso nada de WI-FI no Supernova, aqui a conversa é offline”, explica Melo.

Conforme o empresário, a ideia é democratizar o acesso aos grãos especiais, difundindo a cultura do café de qualidade e oferecendo bebidas de alto padrão a preços justos. Nessa linha, a cafeteria realiza periodicamente sessões gratuitas de prova de café abertas ao público, para que os clientes possam degustar e aprender um pouco mais sobre a história dos cafés servidos. Além disso, os empresários lançarão, em março, a “assinatura de café ilimitado”. A ideia é fazer com que o que o assinante pague uma mensalidade e pode tomar na loja quantos cafés quiser.

Cafés selecionados são torrados na loja

Cafés selecionados são torrados na loja

Com apenas dois meses de funcionamento, o Supernova já possui clientes fiéis. Um dos destaques da casa é o Cold Brew, café extraído a frio, que tem feito muito sucesso nos dias quentes. A opção pode levar leite de amêndoas que dá um sabor diferenciado e refrescante. O cliente também encontra opções tradicionais como Espresso, Macchiato, Cappuccino, entre outras. A cafeteria dispõe também de um cardápio de comidinhas como sanduíches artesanais e doces caseiros.

Que tal um café?

Que tal um café?

Expansão

No mês de abril, o Supernova abrirá sua segunda loja, dessa vez no Centro da cidade, próximo à Rua 24 Horas. O local será em formato compacto, oferecendo no balcão as mesmas opções encontradas na loja do Batel, porém apenas na versão “to go”, ou seja, para viagem. “Esperamos incentivar o consumo em áreas da cidade que contam com um público cada vez mais interessado em tomar cafés de qualidade”, finaliza o empresário.

O Supernova Coffee Roasters fica na Rua Coronel Dulcídio, 544, no Batel – funciona de segunda a sábado das 11h30h às 20h30h e domingo das 13h às 20h. Mais informações em facebook.com/supernovacoffee.