segurança alimentar
Curitiba lançará 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar durante evento na próxima semana Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca lançará, na próxima terça-feira (19/3), às 17h, no Memorial de Curitiba, o 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan 2024-2027) do município.

O lançamento acontece durante a abertura do LUPPA LAB, evento que faz parte do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) e organizado pelo Instituto Comida do Amanhã em parceria com o ICLEI Brasil e a Prefeitura de Curitiba.  

O 3º Plamsan foi fruto de um processo participativo e colaborativo ao longo do último ano, visando integrar esforços e coordenar ações das diversas secretarias e órgãos municipais para garantir o Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA).

A construção do plano, coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), foi um processo minucioso, onde foram utilizadas metodologias transformadoras, aplicadas na interação da Prefeitura com a sociedade e apropriadas por ela, trazendo soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida da população.

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, o plano foi pensado para que haja uma agenda de alimentação urbana que faça a coordenação entre políticas e atores preocupados com segurança alimentar e nutricional, onde a cidade desempenhará um papel vital na reformulação de políticas do sistema alimentar visando mitigar impactos sociais e climáticos.

“Isso é o legado deixado pelo prefeito Rafael Greca, não só para Curitiba e Região Metropolitana, mas uma referência para o país”, salientou Gusi.

A construção do plano passou pela realização da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), encontros regionais descentralizados e uma consulta pública para coleta de contribuições da população. O resultado desse processo é um plano abrangente e integrado, que reflete o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas alimentares inclusivas e sustentáveis para toda a população de Curitiba.

Evento

De 19 a 22 de março, Curitiba será sede de um evento importante para o avanço das políticas públicas alimentares do país. A cidade participará da 3ª edição do LUPPA LAB, para mergulhar na agenda da alimentação urbana, compartilhando com gestores municipais de outras cidades os avanços e desafios para adquirir novas ferramentas que potencializam as políticas alimentares municipais. O evento é realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil e a Prefeitura de Curitiba.

O LUPPA LAB é uma parte da jornada do LUPPA, o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo, que abrange uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, intersetorial, coerente e participativa.

Sobre o LUPPA

O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI Brasil, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.