25cachorro_morre_apos_ser_transportado_pela_gol1
Joca – Foto: João Fantazzini/Instagram

 Por *Frederico E. Z. Glitz

 Há alguns dias,  estamos sendo bombardeados pela mídia com as tristes imagens do cãozinho Joca desfalecido em uma gaiola. A notícia é acompanhada da explicação de que se trata do resultado fatal do descumprimento de um contrato de transporte aéreo. Para muitos de nós, contudo, é bem mais que isso. É o resumo da perda de um membro da família. Exagero? Não acredito.

Joca era um cão Golden Retriever de quatro anos. A expectativa de vida dessa raça de cães é de, aproximadamente, 10 anos. Ele, então, já seria um adulto, alcançando sua meia idade. Se a ele perguntássemos, provavelmente nos diria que seu tutor era seu pai, já que estudos indicam que os cães nos enxergam como líderes de sua matilha.

Aliás, os cães são nossos companheiros nesta jornada pela Terra  há pelo menos 15 mil anos. São o exemplo mais antigo de animal doméstico conhecido. Há vestígios arqueológicos, inclusive, de práticas funerárias de seus restos. A raça de Joca, em especial, é fruto de uma série de cruzamentos e seleção genética que resultaram em um cão inteligente e dócil. Fato é que nós, humanos, os fizemos assim.

Leia mais em Blog Papo Pet