2149347557
Cabelos brancos podem surgir devido a fatores genéticos e estresse. (Foto: Freepik)

Os cabelos brancos, também conhecidos como canice, são o resultado de um processo natural do organismo, que geralmente se inicia após os 25 ou 30 anos. Nesse período, os melanócitos, responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina. Entretanto, é possível observar cabelos brancos em jovens e até crianças. De acordo com um estudo de 2012 na British Journal of Dermatology, 6% a 23% da população mundial terá metade dos cabelos brancos aos 50 anos.


LEIA MAIS

Prevenção do tétano em bebês: causas, sintomas e tratamento eficaz

A importância dos amigos imaginários no desenvolvimento infantil


Fatores genéticos e cabelos brancos

Os cabelos brancos estão intimamente ligados a fatores genéticos. Quando os pais apresentam cabelos brancos precocemente, é provável que os filhos também desenvolvam a canice cedo.

O impacto do estresse na canice

O estresse é outro fator significativo no surgimento dos cabelos brancos. O cortisol, liberado em situações de estresse prolongado, pode causar inflamação e estresse oxidativo, levando à morte dos melanócitos.

Doenças associadas à canice precoce

Algumas doenças autoimunes e do couro cabeludo, como alopecia areata e tinea capitis, também podem resultar na canice precoce. Infecções e outras condições dermatológicas contribuem para a perda de pigmentação capilar.

Métodos de prevenção e tratamento

Infelizmente, o branqueamento dos cabelos é um processo progressivo. Contudo, é possível retardar seu avanço utilizando ativos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Substâncias como picnogenol, catalase, pseudocatalase, PQQ, coenzima Q10 e melatonina podem reduzir a velocidade do surgimento de novos fios brancos em até 40%.

Mitos sobre os cabelos brancos

Há muitos mitos sobre cabelos brancos, como a crença de que pintar o cabelo piora a canice. A pintura não acelera o processo, mas ao contrário, pode até fortalecer os fios. Outro mito é que arrancar um fio branco faz nascer mais no lugar, o que não é verdade, pois cada folículo capilar pode gerar até quatro fios simultaneamente.

Cuidados com os cabelos brancos

Cabelos brancos são geralmente mais frágeis e porosos, exigindo cuidados específicos. É recomendado o uso de produtos incolores ou destinados a cabelos despigmentados para evitar o amarelamento dos fios.

Os cabelos brancos são uma característica natural que pode ser administrada com os cuidados e tratamentos adequados. Consultar um dermatologista ao perceber os primeiros sinais pode fazer a diferença na manutenção da saúde capilar.