Por que tantos pais se queixam ultimamente da dita hora do pesadelo, quando se trata da lição de casa escolar de seus filhos? Toda escola em tese tem o site com as dicas básicas, há orientações na contracapa da agenda ou até na palestra de uma pedagoga – mas percebo que a cada dia essa tarefa da tarefa se torna mais árdua.

No meu caso, trabalho com a linha do combinado. O horário, o local e o modo de fazer a lição de casa. Lemos juntas a proposta, mas a lição é da filha. Oriento, não faço, porém fica a dúvida, devo ou não devo corrigir? Uma psicopedagoga amiga opinou que fazer a correção vai acostumar a criança a sempre ter seus erros corrigidos antes da resposta final. E quando não tiver alguém para corrigir, ela vai superar a situação de quando erra? Vai saber lidar com a frustração? Então agora eu apenas supervisiono depois de concluída, mas deixo-a passar pelo crivo da lição ser corrigida pela professora.

Os casos — A analista financeira e maquiadora Vivian Pinto de Oliveira, 31 anos, traduz a hora da lição com o filho Luis Gustavo de Oliveira, de oito anos, como dia piores que parto. Segundo ela, o menino começa com uma série de justificavas, desde reclamações de dores de cabeça até cansaço, como forma de burlar a hora da lição. Levo em torno de 2 horas e meia todos os dias, e este horário é dividido entre não querer fazer a tarefa. Após alguns minutos de atividade, já surgem incontáveis idas ao banheiro e todas as outras necessidades básicas como fome, sede, sono. Na sequência uma hora de choro de soluçar para não fazer a tarefa. Então, deixo chorar vou fazer outra coisa e retorno quando ele se acalmou.
E finalmente terminamos a lição, independente do horário. 
Sinto o desgaste tanto da parte dele quanto da minha, conclui Vivian que já pensou em contratar um professor particular, mas ainda mantém esperanças que o filho amadureça espontaneamente para fazer a lição de casa.

No caso da jornalista Karina Pierin Ernsen Alves, 35 anos, a situação parece mais sob controle com sua filha Alice Ernsen Alves, de sete. Temos um horário para fazer a lição. Porém, quando há algum compromisso e chegamos tarde em casa ou a Alice está muito cansada, deixamos para outro dia. A escola dela trabalha com o construtivismo, é o aluno quem deve compreender a sua responsabilidade e que é preciso fazer e compreender a lição. Acompanho as lições quando necessário, às vezes é preciso pesquisar na internet ou nos livros e até mesmo na comunidade, relata Karina sem maiores problemas.

O publicitário Tiago Alessandro de Souza Pinto, de 38 anos também ajuda nas tarefas escolares de Alice, seis anos, de acordo com a estrutura da rotina de sua casa. Fazer a tarefa de casa com a Alice, do meu ponto de vista, é o momento que temos para avaliar e, também, participar de forma mais efetiva da educação escolar de nossos filhos. A tarefa é feita geralmente, quando a Alice chega em casa, após as aulas. Nessa fase, acredito ser importante estar ao lado para tirar as dúvidas e proporcionar até segurança. Por morarmos em um apartamento e não dispormos de um espaço específico, a tarefa é feita na mesa onde fazemos refeições. Para manter a Alice concentrada é difícil, pois temos um bebê de seis meses em casa e às vezes o choro ou outra coisa que aconteça ao redor já são motivos para dispersá-la. Apesar de todos estes percalços, tentamos ajudá-la intuitivamente neste momento, pois ela precisará fazer a tarefa sozinha num breve futuro, relata Tiago.

 


 

Dicas
. Descubra o melhor horário para fazer a lição
. Local deve ser iluminado, confortável e silencioso
. Todos os materiais devem estar ao alcance da criança
. Pais devem estar presentes para criança sentir apoio

Fonte: UOL Educação