O câncer da pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os casos vêm crescendo no Brasil e até o final de 2022, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país deve registrar 185,6 mil novos casos de câncer de pele e esse número pode crescer, caso a população não se previna da maneira correta.
Para colaborar com a conscientização da população sobre a importância da proteção da pele, é realizada em todo território nacional a campanha “Dezembro Laranja”, que tem como objetivo reforçar os cuidados contra o câncer de pele e informar a população sobre os perigos da doença.
Dentro desse contexto, quero sugerir o especialista Mário Abatemarco, farmacêutico, com mestrado e doutorado em microbiologia, professor de cosmetologia e tecnologia farmacêutica e especialista da Farmácia Artesanal, para falar mais mais sobre o desenvolvimento do câncer de pele, quais os tipos da doença, quais os sintomas, como a doença pode ser diagnosticada, além de ressaltar a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar o câncer de pele.
Podemos abordar pontos como:
- Como proteger a pele para prevenir o câncer da pele?
- Como deve ser escolhido o protetor ideal para cada tipo de pele?
- Como o protetor deve ser aplicado?
- Todos devem usar, mesmo quem tem a pele negra?
- Preciso usar protetor todos os dias, mesmo no inverno ou em dias nublados?
- Protetores são todos iguais? Qual é o ideal para mim?
- Se eu passo o protetor de manhã, estou protegido o dia todo?
- Só o protetor garante a saúde da minha pele?
- Além de proteger contra o câncer da pele, que outros benefícios o uso do protetor solar pode trazer?