world-cancer-day-awareness-with-patient
Freepik

Recentemente, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou suas mais recentes estimativas sobre a carga global de câncer, projetando mais de 35 milhões de novos casos até 2050. Isso representa um aumento de 77% em comparação com os 20 milhões estimados há dois anos.

Além disso, a OMS publicou os resultados de uma pesquisa realizada em 115 países, revelando que a maioria deles não financia adequadamente os serviços prioritários de câncer e cuidados paliativos como parte da cobertura universal de saúde. A pesquisa também destaca que nos países com IDH muito alto, uma em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida, enquanto uma em cada 71 morrerá em decorrência da doença.

Iniciativa:

Diante desse cenário, profissionais da área têm desenvolvido programas para auxiliar e apoiar mulheres que recebem o diagnóstico da doença. Um exemplo é a Maria Cristina, médica oncologista e especialista no cuidado da mulher em Curitiba, Paraná, que organizará no dia 17 de abril um evento chamado “Nós por elas”. O projeto idealizado por ela e com o apoio do Instituto de Educação e Inovação em Saúde (INTES), tem como objetivo fornecer apoio e orientação às mulheres afetadas pelo câncer de mama.

O primeiro encontro do ‘Nós por Elas’ foi realizado há um ano, em 18 de março de 2023, com a participação de profissionais de saúde. O evento irá abordar temas relacionados ao cuidado da mulher, destacando-se a importância da saúde feminina desde o diagnóstico até o pós-tratamento do câncer. O projeto ganhou mais expressão ao ser incorporado à Aliança Internacional de Redução de Agravos em Saúde (AIRAS), programa de educação e conscientização aos profissionais da saúde, educadores e população em geral, nos conceitos de risco e redução de danos à saúde.

Dentro do programa ‘Nós por Elas’, destaca-se o projeto ‘Vozes das Rosas’, que promove encontros temáticos para rodas de conversa, com a inclusão da voz das pacientes e pessoas ativas em redes sociais, visando compartilhar e multiplicar informações. A segunda etapa do programa acontece no dia seguinte, 18 de abril.

Além de Maria Cristina, que discutirá temas relacionados a tumores femininos e diversas opções de tratamento, outros especialistas estarão presentes, como a Shirlei Súss, especialista em Endocrinologia Oncológica, a Helen Soares, médica psiquiatra, e a Anna Carolina Petry, ginecologista especializada em sexologia humana.

Os dois eventos têm vagas limitadas e acontecerão na capital do estado do Paraná, das 18h às 22h. Os interessados em participar devem se inscrever no link abaixo: