Com muita chuva a capital gaúcha recebeu mais uma reunião do Hipódromo do Cristal na tarde de hoje. Dez provas muito encorpadas, com destaque para três clássicos, sendo dois pertencentes a Tríplice Coroa Juvenil. 

E não teremos tríplice coroados juvenis neste ano, já que tanto Ohana Girl quanto Dicabron não venceram. Quem brilhou na segunda etapa foi o potro Billion Lover e a potranca It’s Alive. No clássico de velocidade a vitória ficou para Ahaha. 

A primeira prova clássica foi em 1.200 metros, o Clássico Câmara Municipal, para éguas de 3 e mais anos. Depois de assistir Gold Heart e Alemoa brigarem pela ponta na primeira parte do percurso, na entrada da reta Ahaha, grande favorita, veio por fora para dominar a carreira. 

Na segunda colocação ficou Perigosa, seguida por Forasteira, Breaking News e Alemoa. Filha de Shanghai Bobby e Super Quality (Elusive Quality), Ahaha é de criação do Haras Old Friends e pertence ao Stud Slick. Pilotagem de A.Renan e treinamentos de N.Pires. 

Logo em seguida as potrancas adentraram a pista para o Clássico João Mata Sales – Segunda Etapa da Tríplice Coroa Juvenil de Potrancas. E a melhor nos 1.380 metros foi It’s Alive, que correu nas últimas posições por boa parte do percurso e atropelou vigorosamete. 

Fuego Enlas Patas foi responsável pelo train da carreira, porém sua liderança durou apenas até a entrada da reta, quando Quick Gold assumiu a ponta pelo lado de fora. O que L.Costa não esperava era que mais por fora ainda It’s Alive arrancasse para dominar a carreira nos últimos 100 metros. 

Filha de Wild Event e Macchiatta (Jump Star), It’s Alive é de criação do Haras Santa Maria de Araras e de propriedade de Paulo F. Brown Meira. Foi apresentada por N.Pires e pilotada por A.Renan. A seguir chegaram Quick Gold, Fuego Enlas Patas, Ohana Girl e Mensageira Bryan. 

Depois vieram os machos e novamente um páreo emocionante. Desta feita a chegada foi espetacular, já que foi necessário o fotochart para decidir o vencedor do Clássico Eolo Antônio Arioli – Segunda Etapa da Tríplice Coroa Juvenil de Potros. 

A chuva apertou antes da partida, que teve como primeiro ponteiro Feel Cutler, defensor das sedas do Haras Campestre. Porém, Billion Lover não quis saber de esperar a reta final e na entrada da curva já assumira a ponta. 

Veio a reta e, tirado pelo externo da pista por R.Dornelles, o defensor do Haras Alves Teixeira dominou Querido Lô na altura dos 200 finais, porém sem abrir grande vantagem. Contudo, em uma atropelada espetacular de Fera do Manno, um irmão materno da craque Etê Kaluana, a decisão foi para o fotochart. 

Por diferença de focinho a vitória foi confirmada para Billion Lover, mais um filho de Billion Dollar vencendo prova clássica nesta temporada. Em segundo chegou Fera do Manno, com Querido Lô, El Cosechero e Giallo D’anafer a seguir. 

Filho – como dito acima – de Billion Dollar e Quenian Lover (Spend A Buck), Billion Lover é de criação e propriedade do Haras Alves Teixeira. Foi apresentado por F.Silva e pilotado pelo aprendiz de primeira categoria R.Dornelles.