O fim de semana dos animais brasileiros no turfe uruguaio foi espetacular. 

Animais de criação nacional venceram nada menos que três clássicos, dois no Hipódromo de Maroñas e um no Hipódromo de Las Piedras. 

Destaque para Olympic Harvard, que vai voltando à velha forma de olho no Grand Premio José Pedro Ramírez 2020. O cavalo do Haras Regina venceu o Clásico Grand Premio de Honor, que foi disputado em Las Piedras. 

Na prova em 2.000 metros em pista de areia encharcada, o filho de Drosselmeyer e Fúria Olímpica (Astor Place) derrotou três animais, entre eles o brasileiro Bobby Q. Ele conta com os preparos de Antônio Luiz Cintra. 

Bem pilotado por Júlio Mendez, Olympic Harvard aguardou a primeira parte do percurso na última colocação, passando para terceiro na reta oposta. Nos 200 metros finais surgiu pelo externo da pista e dominou a prova. 

Outro animal brasileiro que venceu bela carreira foi Wild Vip, potranca que despontou como craque na pista de areia. Venceu o Clássico Governador do Estado (Listed), no Tarumã (posteriormente foi desclassificada por problemas com sua taxa de inscrição) e logo em seguida venceu o GP Presidente da República (Listed) no Cristal. 

Depois de alguma atuações começou a confirmar sua classe, derrotando duas éguas nos 1.500 metros do Clásico Suprema Corte de Justicia (Listed), em Maroñas. 

Criada pelo Haras Campar, a filha de Kodiak Cowboy e Diamonds Wild (Forestry) não deu a menor chance às adversárias. Defendendo a farda do Stud Mis Nietos, foi pilotada por Pablo Rodríguez e apresentada por Miguel Barboza. 

Por fim, mas não menos importante, fechando a tarde clássica dos brasileiros no Uruguai, o craque Fitzgerald venceu mais uma.

O castanho criado pelo Haras Santa Maria de Araras e recriado pelo Stud Don Juan venceu o Clásico Alfredo de Castro Perez (Listed), em 1.600 metros na pista de areia. 

Nesta prova a trifeta foi brasileira, com Aero Trem chegando em segundo e Sinabung terminando em terceiro. Aero Trem é de criação e propriedade do Haras Old Friends e Sinabung de criação do Haras Santarém. 

Filho de Put It Back e Via Jet (Wild Event), Fitzgerald venceu sua 13° prova clássica. Defende a farda do Stud La Fe, é treinado por Jorge Firpo e pilotado por Luis Cáceres.