Site JCSP por Porfirio Menezes

Continuamos contando sobre os animais inscritos no Leilão de Potros Paranaenses. Ontem falamos a respeito dos primeiros oito lotes, que você pode reler aqui (CLIQUE AQUI E LEIA). Agora, chegou a vez de falarmos dos lotes intermediários no catálogo, que vão do n° 09 ao 16. 

Lembrando que é um leilão para exaltar a criação paranaense, contando com o apoio da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná e do Jockey Club do Paraná. Ele acontecerá no dia 11 de abril, a partir das 12h30, no Hipódromo do Tarumã e com transmissão online para todo o Brasil. Seus pré-lances já estão abertos através do site www.horsesales.com.br.  

Lote 09 – Mixuruca – Haras Valente: 

Um dos haras mais tradicionais do Paraná não poderia ficar de fora deste leilão. E o criador dos Tríplice Coroados em Cidade Jardim Roxinho e Fixador, além do vencedor do GP Brasil Thignon Boy, apresenta alguns ótimos produtos.

O lote 09 e a potranca Mixuruca, filha de Crafty CT, que deu ninguém menos que Fixador, tem como mãe a clássica Sweet Fina, que venceu a Copa Leilões na Gávea, além de fazer segundo no GP Duque de Caxias (G2) e quarto no GP Diana (G1). Produziu a boa Energia Feliz, vencedora da PE Garbosa Bruleur. 

Lote 10 – Muxaxa – Haras Valente:

Mais uma potranca deste ótimo centro criatório com linha materna do Haras Estrela Energia. Tempero Carioca, sua mãe, cumpriu campanha clássica com colocações em Grupo 2 e 3.

É interessante ver este cruzamento que mistura a linha baixa de Crafty CT (Mr. Prospector) com Torrential. Outro grande chefe de raça, Shudanz, também está presente na linha da mãe de Muxaxa. Sua quarta mãe padreou ninguém menos que o craque Ken Graf.

Lote 11 – Luna – Haras Palmerini:

Falar da qualidade da criação do Haras Palmerini é “chover no molhado”. Os principais nomes do turfe paranaense hoje são de criação deles. Em uma lembrança rápida temos em campanha Hassenah, Just Speaker, Heidrun, Keep Down e King Three, todos clássicos.

Ainda tivemos na tarde de sábado a primeira apresentação de Kindness, que venceu uma das eliminatórias do GP Paraná de Cancha Reta. Enfim, ampla garantia de sucesso.

E neste lote a potranca Luna trás a precocidade de Udigrudi, sua mãe, que estreou vencendo a PE Joaquim da Cunha Bueno. Filha de Pleasant Variety, que trás descendência do pai de Tumble Lark (Haras Rosa do Sul), encontra neste cruzamento o “sangue nobre” de Pioneerof of Nilo, já que é uma filha de Courtier. 

Lote 12 – Lemon Tea – Haras Palmerini:

Mais uma potranca Palmerini, sinônimo de qualidade. Desta feita filha do irlandês Salto, que vem dando ótimos filhos. Sua mãe, Voli Guardi, é irmã inteira da clássica Quicken Girl, que venceu provas de Grupo 3 e Listed. 

Este cruzamento entre Salto e Fahim deu por exemplo, o bom Question Time, que despontou bem na geração 2015. Linha baixa do Haras Santa Ana do Rio Grande, com sua terceira mãe produzindo o veloz Nager Boy – que estreou vencendo a Copa ANPC Velocidade de Potros –  e sua quarta mãe o alazão Murano, vencedor do GP Cruzeiro do Sul – Derby Carioca (G1).

Lote 13 – Unbiased – Haras Santarem:

Um dos haras mais respeitados do Brasil, o Haras Santarem já produziu diversos animais clássicos. O maior deles, Glória de Campeão, recordista brasileiro de valores em premiação. Dentre as provas clássicas que ganhou, amplo destaque para a Dubai World Cup (G1). 

Este potro é um filho do espetacular Tiger Heart, que produziu diversos velocistas clássicos, em Zane Grey, que venceu três e se colocou em outras três correndo apenas sete vezes. Sua linha baixa descende de Umniyatee, que possui colocações em provas de Grupo 1 no Reino Unido. 

Lote 14 – Le Courtier – Stud Don Juan:

O Stud Don Juan tem muita categoria na cria e recria de cavalos de corrida. Com uma equipe que entende muito do assunto, incluindo o Dr. Joaquin Alda, um dos grandes responsáveis pela qualidade do Haras Santa Maria de Araras, faz grande trabalho e apresenta potros lindos. Vale lembrar que o craque Fitzgerald se trata de uma recria do Stud Don Juan. 

E este potro apresenta uma linha materna do Haras Curitibano, já que Le Courtier é filho de Adya di Job. Não por acaso, o potro lembra um pouco seu avô, Job di Caroline, um dos grandes craques criados no Paraná. 

Le Courtier é irmão do clássico, Public Job, que venceu diversas provas no Hipódromo do Cristal. Em sua linha ainda encontramos sangue de dois ótimos reprodutores do extinto Haras Rosa do Sul, Restless Jet e Purple Mountain. 

Lote 15 – Maxona – Haras Valente:

Aqui temos um produto diferenciado. Sua mãe é irmã materna do craque Fixador, tríplice coroado paulista. E o mais interessante é que Bombardina é uma filha de Nein – mãe de Fixador – em Thignon Lafré, trazendo o sague de Henri Le Balafre. 

Então para formar a raça de Maxona, foi cruzado a irmã materna de Fixador com o pai do tríplice coroado, Crafty CT. Uma experiência muito interessante e que tem tudo para dar certo. 

Lote 16 – Ichibon Court – Haras Cima:

Fechando nossa apresentação da segunda parte dos lotes do Leilão de Potros Paranaenses, mais um potro do Haras Cima, desta vez com cruzamento entre Courtier e Salute to Sarge. 

A mãe de Ichibon Court é Buriti Sarge, irmã da boa Buriti Berg. Sua linha descende da criação Araras na argentina, com Salandra (New Dandy) sendo ganhadora de Grupo 2. Ainda temos nesta linha materna Moon Berry, vencedora do GP Derby Paranaense (G2) e que foi exportada após fazer segundo no GP Osaf (G1).