Foto site do Jockey Club do Paraná por Luiz Melão

Chegou a hora! Diversos animais de todo o Brasil chegaram ao Hipódromo do Tarumã e estão prontos para disputar as principais prova do Estado. Vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, alguns dos melhores arenáticos do país vão duelar com diversos animais clássicos paranaenses.

A primeira prova clássica da reunião homenageia o saudoso Silvio Batista Piotto, ex-treinador e proprietário paranaense que nos deixou ano passado. Em 1.400 metros, potros inéditos farão grande duelo, com destaque para Achaval Ferrer, que deve ser o favorito das apostas. 

Em seguida teremos o Clássico Ciro Frare (Listed), que conta com animais do mais alto garbo. A prova de velocidade do festival apresentará o craque Schweinsteiger, atual campeão da prova e que vem de diversas atuações ótimas nas principais provas do Brasil. 

O potro Alphorn, que venceu a preparatória defende sua invencibilidade. Up Money vindo de São Paulo e El Bacan, que cumpria campanha no Rio de Janeiro também chamam a atenção. 

O Clássico Primavera (Listed) é a prova dedicada as éguas e, com um campo muito qualificado promete muitas emoções. Friends of Gold defende seu título do ano passado, porém ela já foi derrotada por Galang, que também está no páreo. Aninha vem de São paulo com vitórias clássicas e Dálheconquistadora é um nome de respeito. 

A última prova clássica antes do GP Paraná é a milha do Clássico Governadora do Estado (Listed), que conta com alguns dos melhores animais do Brasil na distância. Cefas do Jaguarete vem de São Paulo com status de favorito, mas o potro Luxo do Iguassu promete grande atuação. Blessed Victory e o invicto Jaffar também devem dar trabalho, no entanto, não podemos nos esquecer do atual campeão, Ultra-Rápido. 

E ás 17h30 irão alinhar os melhores cavalos de pista de areia do Brasil. Uma pena o forfait do "carioca" Leão de Praa, mas o turfe do Rio de Janeiro estará representado por Deep Dream e Desejado Outplay. 

As grandes forças são – ou estão – alojadas aqui no Tarumã. High Chris é o melhor cavalo de pista de areia do Brasil e, com First Amour na prova, terá que correr muito para levar os R$ 55.000,00 de prêmio. No Ar reapareceu muito bem e luta pelo bicampeonato, com a derby winner Grand Amiga também correndo com muita chance. 

Na verdade o campo da pova está tão espetacular que ainda temos Olhar Mágico, assim como o segundo colocado do ano passado e vencedor do GP Bento Gonçalves, Ilustre Senador. Completam o campo da prova Divino e o potro Question Time. 

Atrações:

Além das provas dentro da pista, muitas atrações fora dela, como os brinquedos para as crianças e passeio de ponei gratuitos. Chama a atenção também a exposição "Ademane", que conta com obras de arte muito conceituadas e o festival de Food Trucks.

O Jockey Cub do Paraná fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299 – Tarumã, em frente ao Estádio do Pineirão. Entrada e estacionamento são gratuitos. 

Fotos: Site do Jockey Club do Paraná por Estéfano Lessa e Jockey Club Brasileiro por Sylvio Rondinelli.