Site JCPR por Luiz Melão – No Ar e Grand Amiga representam o turfe paranaense no GP Bento Gonçalves 2018

Os animais paranaenses que disputarão o GP Bento Gonçalves (G2) já estão na estrada. Embarcados neste fim de tarde, Grand Amiga e No Ar vão em busca de mais uma prova de grande importância no turfe brasileiro. E algumas coincidências unem estes dois animais. 

A primeira é que tanto Grand Amiga quanto No Ar são treinados no Hipódromo do Tarumã. A segunda é que ambos também nasceram no Paraná. Os dois foram criados por grandes entusiastas do turfe, Alexandre Frare e Nestor Baptista. Além de que os dois venceram o GP Paraná (G3), No Ar em 2017 e Grand Amiga em 2018. 

E seus dois treinadores tem algo muito especial em comum. Famosos no Brasil inteiro por vencerem diversas provas clássicas, Delmar Albres, que treina Grand Amiga pode repetir no próximo dia 10 de novembro um feito alcançado por Márcio Gusso em 2013, se tornar Tríplice Coroado Paulista.

Mas antes disso os dois se enfrentam no Hipódromo do Cristal. Márcio leva grande fé em seu No Ar, que após sofrer alguns percalços no GP Paraná deste ano, agora está tinindo e corre para vencer. Delmar também leva em alta conta Grand Amiga, que se gostar da pista gaúcha pode vencer mais uma prova de grupo. 

“As minhas expectativas são muito boas”, disse Márcio a respeito de No Ar. “Ele floreou muito bem em seu apronto. O cavalo é manso, acostumado a viajar e vai muito bem na distância. O André (Luiz Silva) já conhece o cavalo e é um excelente jóquei. Não será nenhuma surpresa se ele vencer o GP Bento Gonçalves.”

Segundo Márcio, No Ar pisou em uma pedra durante a semana do GP Paraná, correndo "um pouco sensível". Além disso, sua endoscopia pós-prova acusou grande quantidade de catarro. Já Grand Amiga vem mantendo a ótima forma após a vitória, sendo que Delmar acredita que ela pode vencer novamente. 

"A minha expectativa é a melhor possível”, contou Delmar. “Ela correu 2.400 metros com as fêmeas em São Paulo e foi muito bem. E a gente já percebeu aqui no Tarumã nas duas corridas que ela fez em 2.000 metros que ela vai bem correndo com duas curvas. A única diferença que vejo é a da pista de areia de Porto Alegre para cá. Não sei como ela irá se adaptar. Mas a pista é igual para todo mundo, então as expectativas são as melhores, mesmo na distância maior.”

Existem muitos animais bons no campo da prova, como Leão de Prata, que fez forfait no GP Paraná devido a um problema no casco. Ilustre Senador é o atual campeão e, mesmo já tedo perdido para os dois animais paranaenses, deve fazer uma grande corrida. Olhar Mágico, que segundo Márcio estava muito bem não corre, então – parafraseando Márcio Gusso – não será nenhuma surpresa se a taça do Bento 2018 vier para o Tarumã. 

*Foto: Leopoldo Scremin para o Portal Bem Paraná.