Leopoldo Scremin para o Bem Paraná – Seminário aconteceu no Rio de Janeiro

Na última segunda-feira (10) aconteceu no Jockey Club Brasileiro o 1° Seminário do Turfe Brasileiro. Diversos convidados falaram sobre o que pensam em suas respectivas áreas e, no momento mais esperado, os presidentes dos quatro maiores hipódromos do Brasil, juntamente com o presidente da ABCPCC se uniram para falar sobre turfe.

Três paranaenses foram escolhidos para dissertar a respeito do de suas respectivas áreas. O presidente Roberto Belina deu um panorama sobre o Jockey Club do Paraná. O jornalista Leopoldo Scremin, colunista do Jornal Bem Paraná, falou sobre estratégias de mídia e publicidade e o comissário de corridas Tiago de Mattos Leão deu seu panorama sobre o turfe.

O primeiro dos paranaenses a falar foi Leopoldo Scremin, ainda pela manhã. Em pauta o “Marketing no Turfe”.  Adriene Trunco, Diretora da PMU Brasil foi sua companheira de debates, onde passou um pouco do que a empresa multinacional que está deixando o Brasil fez em relação a visibilidade do Hipódromo da Gávea.

Depois foi a vez e Leopoldo, que fez questão de citar a disparidade do poder de compra de mídia da PMU/Gávea com o caixa que hipódromos brasileiros restantes possuem. Ele explicou como é articulada a relação do Jockey Club do Paraná com a grande mídia paranaense. A “bandeira” a ser defendida dentro dos hipódromos é o entretenimento da família, para depois pensar em formar apostadores.

“Nós temos que parar de comparar o turfe dos anos 70 com o momento atual. A concorrência que o turfe enfrenta hoje para atingir as novas gerações é absurda”, disse Leopoldo durante sua apresentação. “Temos que trabalhar com o entretenimento para atrair um público novo (…) hoje muitos filhos de criadores e proprietários não se interessam pelo turfe. Nós temos que focar em atrair os netos dos grandes proprietários para dentro do hipódromo, porque os filhos nós já perdemos por não investir nesta área há 20 anos.”

Após o almoço foi a vez de o Presidente Roberto Belina falar. Ao lado de Benjamin Steinbruch (JCSP), Luiz Alfredo Taunay (JCB), José Vecchio Filho (JCRGS) e Antonio Quintella (ABCPCC). Com o intenso crescimento do Jockey Club do Paraná, o presidente do Jockey Club do Paraná teve um dos discursos mais positivistas da tarde.

E não é para menos. Uma vez que além de estar financeiramente acertado, a inauguração do Jockey Plaza Shopping Center, a instalação da pista de grama e outras novidades realmente estão colocando o Hipódromo do Tarumã em outro patamar.

“Nosso panorama financeiro hoje é uma conta simples. Temos cerca de R$ 500 mil em receitas e gastamos R$ 500 mil em contas”, comentou Belina. “Pagamos todos os impostos, funcionários, contas e distribuímos o restante da verba em prêmios. Acabamos de inaugurar um shopping, reformamos a escola de aprendizes para formar novos profissionais e estamos construindo uma pista de grama.”

Por fim, no encerramento do seminário foi a vez dos proprietários falarem a respeito do que enxergam do turfe. Tiago de Mattos Leão (Stud AML) teve um curto espaço devido aos atrasos no congresso. Mesmo assim conseguiu em pouco tempo sintetizar o que ele vê de necessário para o crescimento do turfe.

“Eu acredito em um turfe forte se o proprietário for forte. O criador precisa ter alguém para vender e o proprietário precisa de um prêmio forte para poder investir alto”, discursou Tiago. “O Jockey Club do Paraná está em franca ascensão, teremos nossa pista de grama no ano quem vem, mas precisamos do Jockey Club de São Paulo também forte para termos um turfe brasileiro forte.”