Neste domingo acontece o principal festival de turfe do hipódromo do Cristal, no Rio Grande do Sul. E animais treinados no Jockey Club do Paraná estarão presentes para tentar “abocanhar” algumas das principais provas.

Na principal carreira, o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2), não teremos um representante 100% paranaense. A distância de 2.400 metros não é muito praticada em Curitiba. Na verdade, esta distância em pista de areia conta com pouquíssimas provas no Brasil.

Então apenas o cavalo American Tiz irá do Paraná representado por um treinador paranaense, Luiz Roberto Feltran. Ele normalmente recebe os treinamentos da carioca Cristina Rezende. No entanto, como já estava aqui onde fez terceiro no Grande Prêmio Paraná Jockey Plaza 2019, foi ao extremo Sul sob a tutela do paranaense Feltran.

No Clássico ABCPCC, prova de Listed Regional disputada em 1.00 metros pela curva, o vencedor do Clássico Ciro Frare (Listed), quarto no GP Major Sukow (G1) e recordista dos 700 metros em São Paulo, Don Arlindo, vai com status de favorito.

Mesmo com as dificuldades de uma viagem longa, o defensor das sedas de Athayde Lopes parece ser superior aos demais, muito pelo que foi citado acima. Sua grande diferença é o atual campeão da prova, Heidrun, paranaense criado pelo Haras Palmerini e que defende as cores do Stud Sion.

No Grande Prêmio Presidente da República (Listed), versão gaúcha, o “Cavalo do Ano” Just Speaker volta a sua melhor distância em busca de mais uma vitória. O alazão do Stud Lecce deve sofrer um pouco com a redução da distância, uma vez que vinha atuando nos 2.000 metros.

Agora em 1.600 metros, enfrentará prova dura contra o atual recordista da distância no Hipódromo do Cristal, Great Canal. Tamarod, de Israel Cristiano Coelho também vai ao extremo Sul em busca da vitória neste clássico.

As provas acontecem no dia 20 de outubro a partir das 14h15, com transmissão ao vivo pela TV Jockey. Que conta com transmissão via internet pelo YouTube e pelo site www.jockeysp.com.br.